3

Pesquisa contrapõe Ibope e aponta para dois turnos no Maranhão…

Levantamento do Instituto Real Time Big Data, encomendado pela afiliada Record no Maranhão permite o cruzamento de dados para estabelecer que Flávio Dino tem hoje entre 40% e 52% das intenções de voto, seguido por Roseana, que vai de 29% a 38%

 

Flávio Dino e Roseana polarizam entre 69% e 90% dos votos para governador no Maranhão, avaliando pesquisas Ibope e Big Data

Apesar de apresentar cenário diferente do Ibope – o que gerou revolta entre aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) – a pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record-MA e divulgada nesta quinta-feira, 19, em síntese, não difere muito da pesquisa Ibope divulgada quarta-feira, 20, pela TV Mirante.

Analisando-se a margem de erro dos dois levantamentos, é possível perceber claramente a semelhança de cenários, o que acaba um confirmando o outro.

No Ibope, a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos; neste caso, é possível dizer que os 49% apresentados por Flávio Dino podem ser 52% ou apenas 46%.

Isso aproximaria o Ibope do Big Data, que também tem margem de 3 pontos, para mais ou para menos; em outras palavras, Flávio Dino, neste caso, teria entre 40% e 46% das intenções de voto.

O caso da ex-governadora Roseana também é idêntico.

No Ibope, ela somou 32% das intenções de votos; com a margem de erro, pode ter entre 29% e 35%. Já no Big Data, ela surge com 35%, que podem ser os mesmos 32% do ibope ou podem ser 38%.

Na tradução óbvia, analisando os dois levantamentos conjuntamente – embora sem se comparar um com o outro – têm-se que, no cenário mais alargado, Flávio Dino pode ter hoje 52% das intenções de votos, contra apenas 29% de Roseana, o que garantiria sua reeleição em primeiro turno.

Mas ele pode também ter apenas 40% destas intenções, apenas dois pontos à frente de Roseana Sarney.

Conclusão: é possível afirmar, diante dos números dos dois institutos, que a eleição, hoje, está polarizada entre Flávio Dino – com intenção de voto que varia entre 40% e 52% – e Roseana Sarney, que flutua em um universo de 29% a 38% das intenções de voto.

Esta realidade pode ser sentida empiricamente nas ruas e nas cidades.

É simples assim…

O Real Time Big Data ouviu 1.200 eleitores, nos dias 17  18 de setembro. O registro no TSE tem número MA-04462/2018.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Kkkkkkkkkkkk
    Pensei que o nome da pesquisa era Big Big.
    Até o Ibope da oligarquia jogou a toalha.
    Mais 4 anos sem mamar nas tetas do estado.
    Chora não, Deça.
    A casa desabou pra vcs.

  2. rapaz tenha feem deus roseana esta e na frente dese comunista que so sabe e mentir nas redes sociais na naverdade no maranhao todo a realidade e outra ele ta colocando asfalto em todos os lugares mais eu quero dizer asfalto nao freve panela aqui em coroata os vereadores dele aumentaro a taxa de iluminaçaopublica para $22,00tiram as vantagem do bolsa familia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *