0

O futuro partidário de Eduardo Braide…

Potencial candidato a prefeito terá de buscar um novo partido se quiser se manter competitivo nas próximas eleições, mas as legendas com maior potencial já estão alinhadas ao grupo que está no poder; resta como opção a desgastada oposição emedebista ou o emergente PSL, de Jair Bolsonaro

 

NOVO RUMO. Eduardo Braide esteve na campanha do PSDB com Roberto Rocha; mas o partido tem seus nomes para a sucessão de São Luís

O deputado federal eleito Eduardo Braide terá de se definir partidariamente para as eleições de 2020, se quiser repetir 2016 e ser candidato a prefeito de São Luís.

Sua legenda, o PMN, não alcançou a cláusula de barreira e ficará fora da propaganda eleitoral e do fundo partidário a partir de 2019.

Uma das opções do parlamentar é a fusão da sigla com outra, garantindo bancada na Câmara Federal para não ser engolido pela Lei Eleitoral.

Antes do início da campanha, Braide chegou a cogitar entrada no PSDB – ainda que só após as eleições.

Ocorre que, no ninho tucano – com amarga derrota nas urnas maranhenses – ele terá de conviver com outro potencial candidato, Wellington do Curso, e com o próprio senador Roberto Rocha, que pode optar pela eleição municipal em busca de recall para 2022.

As opções de Braide são restritas do ponto de vista ideológico, já que os partidos com maior potencial eleitoral – PDT, PT, PCdoB e PSB estão alinhados ao grupo que hoje comanda a política maranhense.

Já a oposição formada por MDB, PSD e PV saiu desgastada do processo e dificilmente terá forças para bancar uma candidatura em 2020 – a menos que seja a da própria ex-governadora Roseana Sarney.

Resta a Braide a opção de dividir com Maura Jorge  – e com o inconstante e difícil vereador Chico Carvalho – o comando do PSL, de Jair Bolsonaro, que saiu fortalecido das eleições e terá papel de protagonista em qualquer cenário.

Mas esta definição precisa ser feita logo no início do mandato na Câmara Federal.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *