2

Neto Evangelista garante gratuidade no transporte intermunicipal a portadores de hemofilia…

Portadores de hemofilia serão isentos do pagamento de passagem no transporte coletivo intermunicipal no Maranhão. O projeto, de autoria do deputado estadual Neto Evangelista (DEM), que teve parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Obras e Serviços Públicos, foi aprovado na manhã desta terça-feira (23), pelo Plenário da Assembleia Legislativa. E seguirá para sanção governamental.

A medida, segundo o parlamentar, justifica-se pelo fato da doença ser crônica e de o paciente precisar consultar o médico inúmeras vezes. Além disso, muitos deixam de ir ao consultório por não dispor de recursos financeiros para custear as despesas com transporte público.
No Maranhão, estão cadastrados no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) 407 pessoas portadoras de hemofilia e usuárias do sistema público de saúde.

De acordo com o texto, a lei será aplicada a todos os modais terrestres ou aquaviários, sejam ônibus, trens ou barcas. Ficará assegurada, ainda, a reserva e o transporte de, no mínimo, duas vagas gratuitas por veículo.

Para viabilizar a implantação do benefício, o democrata propõe a criação de uma carteira emitida individualmente por entidade maranhense sem fins lucrativos. Vale ressaltar que nos casos em que a pessoa com deficiência precisar ser acompanhada (conforme atestado em laudo médico), o benefício da gratuidade será extensivo ao acompanhante, devendo constar na carteira a expressão: “Com acompanhante”.

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Precisamos mesmo de passes livres pois necessitamos de ir ao médico e odontológico e não podemos ir por falta de passagem esses recursos e muito boa a proposta tomara que os hemofílicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *