0

Juscelino Filho comemora cursos do campus do IFMA em Vitorino Freire

Mais uma importante conquista para a cidade de Vitorino Freire na área da educação. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou uma audiência pública para definir as áreas e cursos que serão ofertados pela instituição no campus que será construído no município. O campus é um sonho antigo dos vitorinenses, mas que está virando em realidade devido à atuação do deputado federal Juscelino Filho (DEM). O parlamentar, que foi responsável por destinar emenda para custear a construção do prédio, comemorou o fato de ter sido dada, oficialmente, a largada para o Campus do IFMA em Vitorino Freire.

“Muito feliz com a realização desta audiência pública. Oficialmente foi dada a largada para o IFMA – Campus Vitorino Freire. Foram escolhidos os cursos e eixos tecnológicos que serão oferecidos, com recorde de público e participação popular. Ótima notícia para o setor da educação do município e da região, área que temos incansavelmente trabalhado para melhorar. Agradeço ao nosso grande parceiro, o reitor Roberto Brandão, pelo empenho em realizar esse sonho de muitos maranhenses”, afirmou o deputado Juscelino Filho.

De acordo com o IFMA, cerca de 1.300 pessoas participaram da audiência pública em Vitorino Freire que, segundo a instituição, município foi a maior já realizada para a escolha de eixos e cursos. Durante o ato, realizado na Assembleia de Deus da cidade, o reitor do IFMA, Roberto Brandão, assinou a Ordem de Serviço para execução das obras de construção do Centro de Referência do IFMA no município. A previsão é que os trabalhos de edificação tenham início em até 30 dias, segundo o documento.

“Não é apenas uma obra, mas um projeto pedagógico transformador para a região. Além da questão educacional, é um projeto econômico que surge na cidade, que vai desde a construção do Centro de Referência, com a contratação de mão de obra local e movimentação do comércio com a compra de material, ao legado profissional deixado pelos cursos oferecidos para a população”, comentou o reitor.

Vale destacar que a criação de um Centro de Referência Educacional em Vitorino Freire é algo que vem sendo discutido entre o IFMA e a prefeitura desde o fim de 2016. No ano seguinte, o município doou ao IFMA uma área com 4,9 hectares para a construção da unidade do Instituto na cidade.

O terreno foi cedido por um morador local para a edificação da obra, processo aprovado pela Câmara. A obra será custeada com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Juscelino Filho.

Eixos e cursos

A audiência para escolha de cursos teve a participação de quatro segmentos locais: empresários e comerciantes, sociedade em geral, trabalhadores da educação e estudantes.

No segmento empresários e comerciantes, foram escolhidos os eixos Informação e Comunicação (com os cursos técnicos em Informática, Rede de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática); Recursos Naturais (com os cursos técnicos em Agronegócio e Agricultura); e Gestão e Negócios (com os cursos técnicos em Administração e Comércio).

Já para o segmento sociedade em geral, os eixos selecionados foram Recursos Naturais (cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio e Aquicultura); Ambiente e Saúde (cursos técnicos em Controle Ambiental, Meio Ambiente e Cuidados de Idosos); e Gestão e Negócios (cursos técnicos em Administração, Cooperativismo e Vendas).

Os trabalhadores da educação assinalaram os eixos Ambiente e Saúde (cursos técnicos em Controle Ambiental, Cuidados de Idosos e Meio Ambiente); Recursos Naturais (cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio e Aquicultura); e Informação e Comunicação (cursos técnicos em Informática, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores).

Enquanto que o segmento alunos escolheu os eixos Ambiente e Saúde (cursos técnicos em Controle Ambiental, Meio Ambiente e Cuidados de Idosos); Gestão de Negócios (cursos técnicos em Administração, Comércio e Contabilidade); e Controle e Processos Industriais (cursos técnicos em Eletrônica, Mecânica e Eletrotécnica/Eletromecânica).

Centro de Referência de Vitorino Freire

O Centro de Referência de Vitorino Freire teve sua pedra fundamental lançada no dia 29 de setembro deste ano, marcando o início da trajetória da instituição na cidade que fica integrada à microrregião do Pindaré, na Região do Médio-Mearim. O município, distante 300 km de São Luís, possui população estimada pelo IBGE no censo de 2010 em 31.000 habitantes.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *