0

Paço do Lumiar ganha escola, praça e novo prédio do SAMU na festa de 58 anos…

O município de Paço do Lumiar completará 58 anos de emancipação política no dia 14 de janeiro, segunda-feira, feriado municipal. A Prefeitura Municipal organizou uma programação a ser desenvolvida neste sábado (12), domingo (13) e no dia 14, a qual inclui ações de governo, inaugurações, atividades esportivas e parte cultural, com apresentações de artistas e grupos maranhenses, entre eles o Bicho Terra.

“Este ano optamos por valorizar os artistas maranhenses e economizar nos gastos com a festa. Como já gastamos com a decoração natalina, estamos realizando uma festa com atrações locais e priorizando obras importantes para a população, como a entrega de uma nova escola, uma praça e o novo prédio do SAMU”, explica o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB).

Carreata

A programação começa neste sábado com uma carreata com os motoristas do transporte compartilhado, o popular carro-lotação. O trajeto deverá ser Cidade Verde, Vila Cafeteira, Paranã e Maiobão. Paço do Lumiar foi o primeiro município brasileiro a regulamentar a atividade, ao criar o Serviço Compartilhado Opcional de Transporte de Passageiros. Participarão da carreata os motoristas das três cooperativas que atuam em Paço e que têm autorização para circular, devidamente adesivados.

À noite será a vez dos shows ecumênicos, na praça do Viva Maiobão, a partir das 19h. Se apresentarão a Banda Click; cantoras infantis Sara e Samira; Banda Marcados; Joel Mistokles; Banda Filhos da Promessa e Clay Viana e banda.

No domingo, será a vez da programação esportiva, a ser realizada na Praça da Juventude, ao lado do Viva Maiobão. Das 14h às 18h haverá BMX street (iniciante e amador); Skate street (iniciante e amador); Vôlei de praia de duplas, e Travinhas.

Escola e prédio do SAMU

No dia 14, aniversário da cidade, a programação logo cedo na sede do município, na Vila de Paço, inclui alvorada de fogos; entrega da UEB Profa. Maria de Lourdes C. Silva, com seis salas de aula e capacidade para mais de 500 alunos nos três turnos; entrega de kits sanitários em casas da Vila eanúncio da instalação de 198 kits sanitários na comunidade Novo Paço, onde moram mais de 2 mil famílias.

Às 11h, haverá a inauguração da nova sede do SAMU, na Avenida 13 do Maiobão. As instalações foram adequadas para uma melhor prestação do serviço. Também será entregue uma ambulância tipo A, para remoção de pacientes, a sétima para atendimento no Município. “É com muita alegria que entregaremos mais uma ambulância para a população de Paço, situação bem diferente da que encontramos quando assumimos a Prefeitura, que tinha apenas uma ambulância, no prego”, destaca o prefeito Dutra. Em seguida, haverá a entrega do fardamento a agentes comunitários de saúde e da Vigilância Sanitária do Município.

À tarde, às 15h, haverá o início do funcionamento de 4 semáforos no Maiobão, os primeiros na área urbana de Paço do Lumiar.

Missa e shows

Às 16h será celebrada uma missa festiva na Igreja Nossa Senhora da Luz, na sede, com a participação do Coral da Uniti (Universidade da Terceira Idade) de Paço do Lumiar, único município maranhense, além da capital, a ter uma universidade para os idosos, em convênio com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

17h30 haverá o corte do bolo de aniversário da cidade, no salão paroquial da Igreja.

À noite, às 19h, será entregue a Praça do Sítio Grande, localizada na entrada do Maiobão para quem chega ao bairro pelas estradas da Maioba e Sítio Grande.

A partir das 18h30, no Viva Maiobão, será realizada queima de fogos antes dos shows. Se apresentarão a Banda Click; Boi da Pindoba; Boi da Maioba; Bicho Terra; Viviane Brasil e banda; Wylley Gomes e a Banda Filhinho de Papai.

Na sede de Paço a programação cultural começará às 19h e inclui show de Kátia Berbare; Boi de Iguaíba e Boi do Maiobão.

Texto: Érika Rosa/Ascom Paço do Lumiar

Arte: Amauri Jorge/Adrielly Dayne/Ascom Paço do Lumiar

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *