3

Barragens de lama: há riscos em São Luís?!?

Embora pouca gente discuta o assunto abertamente, há em São Luís uma barragem de rejeitos com os mesmos riscos das que romperam em nas regiões de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais

 

As lagoas de bauxita da Alumar são sempre motivos de preocupação

Em meio à comoção nacional pelo rompimento da barragem de resíduos de ferro da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), as redes sociais inundaram com questões envolvendo este tipo de depósito.

Uma das imagens, que ilustra este post, chama a atenção para os riscos que existem em São Luís, com a barragem de bauxita da Alumar, em plena capital maranhense.

Vez por outra, a barragem de lama da Alumar é motivo de preocupação de deputados e vereadores.

A localização das lagoas da Alumar, em pleno Distrito Industrial

Em 2015, por proposta do então vereador Fábio Câmara, os parlamentares de São Luís chegaram a visitar o local onde está armazenada a lama de bauxita, na região do Distrito Industrial.

O assunto chegou a ser debatido também na Assembleia Legislativa. (Relembre aqui)

No mapa acima, é possível identificar o local exato das barragens de resíduos de alumínio da Alumar, numa área próxima a indústrias e residências.

E o desastre da Brumadinho deve levar a reflexões sobre o assunto…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Já trabalhei na Alumar e o risco não é grande devido o relevo do local ser plano, e não são barragens e sim lagos de resíduos, são feitos cavando o solo, é colocado uma manta impermeabilizadora e depois parte do solo retirado e colocado sobre a manta para começar a utilização, no popular parece um açude gigante no nível do solo.

  2. É louvável e oportuno o comentário,- neste blog – sobre o lago de lama de bauxita da Alumar. As autoridades ambientais deveriam acolher esta informação como um aviso, que requer atenção, com muita seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *