1

Hildo Rocha e o preço da ousadia no MDB…

Candidato a presidente da legenda, parlamentar passou a receber alfinetadas à sua trajetória política, em mais um exemplo de como os espaços políticos ainda são vistos como patrimônio familiar e herança no Maranhão

 

Hildo Rocha: trajetória vitoriosa e militância política diária cacifam seu nome no MDB maranhense

Editorial

Ex-vereador, ex-prefeito de Cantanhede, ex-presidente da Federação dos Municípios (Famem), ex-secretário de Cidades, o deputado federal Hildo Rocha é, hoje, um dos mais atuantes membros da bancada maranhense no Congresso Nacional.

E com este currículo – que poucos têm na política maranhense – ele resolveu ousar e pleitear o comando do MDB no Maranhão, partido no qual sempre militou.

E parece que agora paga o preço dessa ousadia.

Mesmo diante da renovação por completo dos quadros políticos maranhenses – com surgimento de novas lideranças em todos os partidos, governistas ou oposicionistas – ainda há, no Maranhão, os que pregam a política de castas sociais e o poder como herança familiar.

Hildo Rocha, assim como muitos de sua geração, resolveu ousar ao desafiar esta política que passa de pai para filho – e que privilegia o sobrenome como fator de ascensão ao poder.

Alguns partidos maranhenses são exemplos desta política de concepção hereditária e patrimonialista, em que cargos, espaços de poder e mandatos são passados de pai para filhos e netos

Hildo Rocha paga hoje o preço por tentar quebrar este ciclo no MDB.

Nos salões da high-society, os bailes são para os filhos e netos da burguesia hereditária

Há décadas o comando da legenda não se renova, o partido é gerenciado como se fosse propriedade particular e os diretórios municipais funcionam com registros precários, para evitar a ascensão de novos quadros.

Mesmo diante deste cenário ultrapassado da política, o deputado federal pretende disputar o controle do MDB, enfrentando o bombardeio dos que entendem o partido como herança familiar.

Independentemente do resultado de sua empreitada, o tempo e a história lhe darão razão.

É aguardar e conferir…

Leia também:

Símbolos da cafonice provinciana de São Luís…

Uma guerra de gerações políticas…

Municípios como capitanias hereditárias…

Os “mesmos” como alvos da “bengala”…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Você foi, como geralmente é, certeiro na sua avaliação.

    Sem entrar na questão dos méritos do deputado Hildo Rocha, realmente o MDB maranhense precisa de renovação.

    Ou se renova ou vai morrer de inanição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *