Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os senadores de 2022…

Em meio ao debate sobre presença do governador Flávio Dino na sucessão do presidente Jair Bolsonaro, vaga hoje ocupada pelo tucano Roberto Rocha começa a ser cobiçada por um sem número de pretendentes

 

A VAGA ATUAL É DE ROBERTO ROCHA, E PODERIA SER DE FLÁVIO DINO; mas outros personagens podem surgir na disputa

O senador Roberto Rocha (PSDB) encerra o seu mandato no Senado em 2022; e tinha no atual governador Flávio Dino (PCdoB) o mais provável adversário pela vaga. (Entenda aqui)

Mas com a cada vez mais consolidada candidatura de Dino à presidência, a vaga de Rocha passa a ser cobiçada por um grupo cada vez maior de interessados.

É claro que, com a saída do governador do páreo, o próprio atual detentor do mandato ganha cacife ainda maior para tentar a renovação da vaga.

Mas há nomes de peso interessados em ser senador em 2022.

Entre os deputados federais, o pedetista Gil Cutrim e o republicano Josimar e Maranhãozinho já falam abertamente do interesse entre os colegas.

Outro que se cacifa à medida que se consolida como presidente da Assembleia Legislativa é o deputado Othelino Neto (PCdoB).

Fala-se também do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT) e no secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB).

SE ESTIVER FORTE NA DISPUTA PRESIDENCIAL, Flávio Dino tem cacife para bancar Brandão ou Tavares

Caso seja mesmo candidato a presidente, a vaga de senador poderia ser usada por Dino como moeda de negociação para garantir um candidato do seu grupo a governador.

Neste caso, o atual vice-governador Carlos Brandão (PRB) passaria a ser opção senatorial.

E até mesmo o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (ainda no PSDB) – prestes a deixar o cargo para assumir vaga no governo – seria cotado para o posto.

Ainda faltam mais de três anos para as eleições gerais de 2022.

Até lá, no entanto, muitos nomes surgirão – e outros passarão a ser esquecidos – na disputa da única vaga ao Senado.

Mas é pouco provável que o posto seja ocupado por alguém de fora deste grupo…

Sair da versão mobile