0

Irrigantes do Tabuleiros de São Bernardo recebem caminhão e trator agrícola com emenda de Hildo Rocha

Produtores rurais do projeto Tabuleiros do São Bernardo, localizado no município de Magalhães de Almeida,  receberam no início desta semana uma patrulha mecanizada e um caminhão F4000. Os dois equipamentos foram viabilizados por meio de emenda parlamentar que o deputado federal Hildo Rocha destinou para a Codevasf fazer a compra e, consequentemente a doação dos equipamentos que irão ajudar a melhorar a produção e a produtividade dos agricultores  envolvidas no projeto.

Com potencial para atender 5.000 famílias, o perímetro irrigado tabuleiro de São Bernardo, é subutilizado por falta de assistência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), autarquia federal responsável pela implantação e manutenção do projeto. 

“Atualmente apenas 240 famílias são beneficiadas. É graças ao trabalho dessas pessoas que o projeto se mantém vivo produzindo coco, banana, acerola, macaxeira, milho, ata, mamão, feijão, cajazinho e mandioca”, destacou Hildo Rocha.

Apoio do governo municipal

De acordo com o parlamentar, essa produção diversificada só é alcançada porque a prefeitura oferece assistência técnica e estimula o projeto adquirindo a produção para uso na merenda escolar das escolas municipais. Rocha ressaltou que outro fator que tem contribuído para manter o projeto ativo é a venda de toda a produção de mandioca para a Ambev.

“A Ambev desenvolveu a Magnífica, cerveja especial produzida a partir da mandioca. Este ano, já foram vendidas 320 toneladas de mandioca para a cervejaria. Mas, isso é pouco, a Ambev precisa de 280 toneladas por mês e a capacidade instalada hoje nos perímetros irrigados de São Bernardo só consegue produzir 120 toneladas/mês”, explicou Hildo Rocha.

Produção e produtividade

O parlamentar disse que há um esforço muito grande, por parte dos produtores, para melhorar a produção e a produtividade por meio de seleção  e tratamento adequado da maniva e produção em dois ciclos: de 18 meses, no sequeiro e irrigada, com período mais curto, de 8 a 12 meses.

“Atualmente 52 hectares estão sendo utilizados para o cultivo da mandioca, a produção média é de 20 toneladas, mas a meta é conseguir 30 toneladas por hectares até o final do próximo ano. A produção de coco d’água é de 700 mil unidades por ano. Existem duas variedades de banana sendo produzidas: prata e pacovan, com produção anual de 2.000 toneladas. Essa produção seria bem maior se os produtores estivessem recebendo o devido apoio do Dnocs.”

Durante a entrega dos equipamentos, o parlamentar lembrou que o empresário e Líder político, Neto Carvalho, é um apaixonado pelo projeto e sempre se esforçou para levar melhores condições de trabalho para a comunidade.

“Neto Carvalho e Dr. Tadeu me pediram para eu viabilizar a compra de um caminhão e de uma patrulha mecanizada para Associação dos Irrigantes dos Tabuleiros de São Bernardo. Coloquei a emenda parlamentar para que a Codevasf fizesse a compra dos equipamentos que hoje estamos fazendo a entrega com a certeza que esses equipamentos vão ajudar a aumentar a produtividade e consequente a renda dos agricultores  que tiram dessas terras o sustento das suas famílias”, afirmou Hildo Rocha.

“Hildo Rocha, mais uma vez, mostra que sabe retribuir os votos e a confiança da população. Aquela situação do tiro certo pode ser aplicada neste caso. Hildo Rocha foi um tiro certo porque é um amigo deputado e um deputado amigo. Tem se empenhado muito para levar desenvolvimento para os municípios maranhenses. Agora presenteou os produtores rurais com emendas de sua autoria. Só tenho a agradecer”, declarou o prefeito Tadeu Sousa.

“Hildo é um deputado que vê os produtores rurais como uma alavanca de crescimento. Por esse motivo ele tem trabalhado para levar benefícios para inúmeras regiões do Estado. Nós vamos continuar lutando para que esse projeto possa atingir as suas finalidades de acordo com todo o potencial que tem. Para que isso se torne realidade é necessário que o gerenciamento seja retirado do Dnocs e passe para a Codevasf”, argumentou o empresário e líder político da região, Neto Carvalho.

“Moro aqui há mais de dez anos. Eu nunca tinha visto um deputado com coragem e capacidade para trazer benefícios como esses que o deputado Hildo Rocha trouxe pra gente”, proclamou Antonio Carvalho, produtor beneficiado por meio da ação do deputado Hildo Rocha.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *