0

Prefeitura de Paço do Lumiar reforça coleta de lixo e serviços de limpeza

A Prefeitura de Paço do Lumiar está intensificando os serviços de limpeza pública de áreas verdes e outros espaços em diversos bairros. O objetivo é, além de melhorar o aspecto visual dessas áreas, diminuir a possibilidade de doenças oriundas da falta de limpeza, eliminando assim criadouros do mosquito Aedes aegypti que causa uma série de enfermidades. Paralelo a isso, o serviço de coleta de lixo já está regularizado, o que também contribui para melhorar a qualidade de vida da população luminense.

Os serviços estão sendo realizados pela Sellix Ambiental, nova empresa de limpeza pública contratada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, que desde o dia 3 de março está atuando no município com a limpeza de áreas verdes e a coleta de lixo.

Limpeza – A coleta de lixo em Paço já foi regularizada e está acontecendo de segunda-feira ao sábado em horários específicos. Ao todo, são 12 rotas (áreas) pelas quais os caminhões de limpeza da Sellix Ambiental passam para recolher o lixo, totalizado mais de 500 km de percurso.

As rotas incluem as regiões do Lima Verde, Epitácio Cafeteira, Vila São José, Maiobão, Vila Nazaré, Upaon-Açu, Pindaí, Abdalla I, Zumbi dos Palmares, Iguaíba, Vila Pirâmide e a área de condomínios. A coleta de lixo em cada área é feita três vezes na semana, em dias alternados, e em cada área está incluído mais de um bairro, garantindo que todo o município seja atendido pelo serviço. Além disso, existem ainda mais 25 quilômetros de ruas e avenidas principais em que o serviço de limpeza será realizado de segunda-feira ao sábado.

Para realizar o trabalho, a empresa dispõe de seis caminhões compactadores, quatro caçambas para áreas de difícil acesso e mais duas retroescavadeiras, além de roçadeiras e varredeiras. Em breve, outras máquinas começarão a atuar na cidade para reforçar o trabalho. Além do recolhimento de lixo, também estão sendo realizados os serviços de varrição em áreas públicas, podas de árvores e, em breve, pintura de meio-fio.

Todas essas atividades objetivam evitar o acúmulo de lixo em áreas da cidade que podem ser carregados pela água da chuva e entupir bueiros e galerias, causando transtornos para a população.

Desde o início da atuação da nova empresa de limpeza pública, já foram mapeados na cidade dezenas de pontos de descarte irregular de lixo, áreas estas que estão sendo limpas.

“Estamos fazendo ainda um plano de ação cujo objetivo é trabalhar com a conscientização da população para evitar que as pessoas façam o descarte de lixo em áreas inapropriadas”, destacou o gestor de contratos da Sellix Ambiental, Ernani Azevedo.

Mutirão – A Prefeitura também está reforçando os mutirões de limpeza em diversas regiões de Paço do Lumiar. Já foram realizadas ações no Portal do Paço, Maiobão e em regiões próximas à creches, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Nesses pontos, além do recolhimento de lixo e entulho, são realizados os serviços de raspagem e roçagem do mato. “O objetivo é tirar o mato para deixar o caminho livre para as pessoas passarem. Entendemos que isso também é qualidade de vida”, ressaltou Ernani Azevedo.

No último fim de semana, por exemplo, foi realizado o mutirão de limpeza no bairro Lima Verde, ação que foi muito bem recebida pela população do local. O prefeito Domingos Dutra acompanhou pessoalmente a realização dos serviços.

“Essa era uma reivindicação justa da população em decorrência ainda dos danos que as chuvas têm nos causado. O prefeito Dutra, sensibilizado com essa questão, deu atenção para a comunidade do Lima Verde e fizemos a limpeza da camada asfáltica e roçamos as áreas verdes, trazendo um ambiente melhor para todos”, pontuou o servidor público Paulo de Tarso Cordeiro, morador do Lima Verde.

Da assessoria

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *