Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Roberto Costa e Cleide Coutinho apresentam indicação que amplia em 20% pontos de aprovados na UEMA

Proposta, que é semelhante à do deputado Marco Aurélio  prevê aumento nos pontos obtidos no vestibular para estudantes que residam no Maranhão

 

CLEIDE COUTINHO E ROBERTO COSTA APRESENTARAM INDICAÇÃO CONJUNTA na Assembleia Legislativa

Os deputados Roberto Costa (MDB) e Cleide Coutinho (PDT) apresentaram uma indicação em conjunto, solicitando ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que seja implantado o Sistema de Bonificação que atribua 20% aos pontos obtidos no Vestibular da UEMA, especificamente para vestibulandos residentes no Maranhão.

A proposta é similar ao projeto do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), que cria a Bonificação Regional para estudantes oriundos de escolas do Maranhão para o ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde já foi até reconhecida a legitimidade e legalidade da decisão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMA.

Cleide Coutinho explicou que o fato de alunos de outros estados aqui serem aprovados e estudarem traz grande prejuízo para os jovens maranhenses, ao tentarem conseguir uma vaga na bancada das universidades.

“Faço questão de repetir que admiro muito o povo de Teresina, do Piauí, que é um povo estudioso e batalhador. Mas naquele primeiro vestibular que funciona até hoje na nossa antiga casa de saúde, que Humberto Coutinho vendeu para José Reinaldo, só teve um aluno de Caxias que, por coincidência, foi a minha sobrinha, Carmosina Coutinho. Os demais, a maioria era do Piauí. Quer dizer, muitos já foram embora, abandonaram o curso”, assinalou a parlamentar.

Roberto Costa destacou que, a indicação aprovada e aceita pelo reitor da UEMA, o professor Gustavo Pereira da Costa será uma vitória garantida para o futuro de milhares maranhenses.

“Ratifico o que a deputada Cleide Coutinho expôs, infelizmente muitos vestibulandos que estão na UEMA e não são maranhenses, se formam e deixam o nosso estado desassistido por seu profissionalismo, o que achamos desleal. Logo, apoiamos a bonificação para vestibulandos maranhense” Destaco ainda que essa vitória irá garantir o futuro de milhares de maranhenses”, disse Roberto Costa.

O parlamentar ainda ressaltou que “a proposta é especificamente para alunos que tenham cursado o 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) em Escolas Públicas ou Privadas deste Estado e, optem pela graduação em qualquer um dos Campus da UEMA”.

Sair da versão mobile