3

Tadeu Palácio pode quebrar tabu de ex-prefeitos de São Luís…

Desde a redemocratização do país, nenhum dos gestores da capital maranhense que conseguiram – ou quiseram – concluir a sequência de mandatos no cargo teve sequência na vida pública

 

TADEU PALÁCIO PREPARA VOLTA à disputa pela Prefeitura de São Luís

Desde a retomada das eleições diretas nas capitais, São Luís teve sete prefeitos.

Nenhum daqueles que conseguiu chegar ao fim de suas gestões – fosse um ou dois mandatos – conseguiu dar sequência a uma vida pública após encerrar o último dia no cargo.

Se conseguir a proeza de eleger-se em 2020, o ex-prefeito Tadeu Palácio – anunciado como possível candidato – pode quebrar este tabu.

Alguns poderiam dizer: E Jackson Lago?!?

O pedetista Jackson Lago não cumpriu todo o último mandato, entre 2000 e 2004, deixando-o na metade – e quebrando a sequência – para concorrer ao governo, em 2002, elegendo-se governador apenas em 2006.

Ou seja, o ex-governador não passou pelo tabu da conclusão de todos os mandatos.

A primeira prefeita de São Luís eleita após a redemocratização foi Gardênia Gonçalves.

Ela assumiu em 1985 e ficou no cargo até dezembro de 1988; de lá para cá, nunca mais se elegeu a nenhum outro posto político.

Jackson teve o seu primeiro mandato entre 1989 e 1992, elegendo Conceição Andrade sua sucessora; Esta, que já havia sido deputada estadual e candidata a governadora, permaneceu até 1996, quando devolveu o posto a Jackson, já seu desafeto.

E nunca mais se elegeu a nenhum outro cargo.

Em 2000, Jackson se reelege e renuncia em 2002, deixando no posto o vice, Tadeu Palácio, que se reelege em 2004, ficando até 2008.

Desde então, Palácio nunca mais conseguiu novo mandato.

O ex-governador João Castelo se elege prefeito em 2008, mas não consegue a reeleição em 2012, interrompendo um ciclo que poderia durar até 2016. 

Talvez por isso, Castelo voltou a ser deputado em 2014, falecendo em 2015.

O atual prefeito Edivaldo Holanda encerra sua gestão em 2020; terá dois anos para se preparar e quebrar o tabu dos que vão até o fim de seus mandatos.

mas a bola da vez pode ser Tadeu Palácio…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. nossa essa é a melhor coisa que poderia acontecer em São Luís a volta de Tadeu são Luís ja precisa da gestão de Tadeu na época o melhor prefeito do Brasil vamos com Tadeu a hora é essa

  2. O povo (o eleitor) parece que sempre fez a sua parte. Desses prefeitos aí listados por D’eça, difícil é encontrar um menos ruim, que tenha deixado um legado de grandes ações, grandes obras!! Muita falta de sorte da nossa querida São Luís! Como a ALEMA, o TJMA, o TCE e o MPE, sempre foram simpáticos aos governos do Maranhão das últimas décadas, todos esses péssimos gestores sempre receberam mimos da Câmara Municipal, do TCE, do TJMA e até do MPE. Esse é o nosso Maranhão que todo mundo reclama que é atrasado!!

  3. Isso só deve ser uma piada, esse ser só foi eleito prefeito de São Luís por conta do Dr. Jackson Lago. O povo não esqueceu tua trairagem Tadeu! Quem viver verá…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *