Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Deputado Zé Carlos nos grandes debates internacionais…

Membro oficial do Parlamento Latino Americano e Caribenho e da Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana, maranhense é o único representante oficial do Brasil nestas instâncias

 

ZÉ CARLOS EM UMA DAS SUAS PARTICIPAÇÕES NOS PARLAMENTOS INTERNACIONAIS como representante do Brasil

Nomeado pela Câmara dos Deputados representante oficial do Brasil no Parlamento Latino Americano e Caribenho (Parlatino) e na Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana (Eurolat), o deputado maranhense Zé Carlos (PT) tem ocupado espaços importantes nas duas instâncias de debate.

Eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e Desenvolvimento Regional do Parlatino, ele já representou o Brasil nas Assembleias do Panamá, México e Curaçao.

PRESIDENTE DA COMISSÃO ECONÔMICA DO PARLATINO, o deputado maranhense participou de debates importantes

No encontro de Curaçao Zé Carlos participou dos debates nos quais mostrou preocupação com a situação das barragens brasileiras e uma possibilidade de avaliação de barragens de outros países que passam por situações semelhantes.

No Panamá, o deputado maranhense discutiu os “Povos Indígenas e Etnias”, ocasião em que foi apresentada a Declaração que objetiva encorajar os países para o cumprimento do Convênio Internacional Nº 169 da OIT que rege sobre os povos indígenas e tribais. 

Também no Panamá Zé Carlos propôs a ida do deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), ex-gestor do Procon-MA, advogado especialista em direitos do consumidor,  para fazer explanação das experiências das lei brasileiras de proteção ao consumidor.

A petição foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares integrantes do Parlatino.

Foi no México, em abril, que  Zé Carlos foi indicado presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento Social e Regional do Parlatino.

Durante os debates, Zé Carlos falou sobre o programa ‘Rua Digna”, do Governo do Maranhão, que atua na infraestrutura nas ruas utilizando a mão de obra da própria comunidade.

Eurolat

O MARANHENSE EM POSE PADRÃO COM OS COLEGAS DE PARLAMENTO que discute as grandes questões internacionais

Zé Carlos também representa o Brasil na Eurolat, Assembleia Parlamentar Multilateral, composta por 150 membros – 75 do Parlamento Europeu e 75 componentes do Parlamento Latino-Americano, Parlamento Andino, Parlamento Centroamericano e Parlamento do Mercosul.

Em sua primeira participação no Eurolat, na Bolívia, Zé Carlos discutiu a situação da Venezuela.

Neste debate foi discutida a “Declaração de Santa Cruz”, composta por 21 itens.

Dentre os itens mais importantes, avaliados pelo deputado Zé Carlos está a solução democrática na Venezuela, através de eleições e aceite da ajuda humanitária.

Sair da versão mobile