0

Boi de Axixá será homenageado na Câmara de São Luís…

Por Davi Max

O Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, será homenageado na Câmara de São Luís, na próxima segunda-feira, dia 20 de Maio. O autor da honraria é o vereador Sá Marques. Neste ano, o grupo completa 60 anos de história, e sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Ao justificar a homenagem, o parlamentar ressaltou e parabenizou o grupo pelos 60 anos de história e brilhantismo. “O Boi de Axixá merece todas as homenagens. São 60 anos de brilhantismo. São 60 anos levando o nome do estado para o Brasil a fora. Nada mais justo em fazer essa homenagem a esse batalhão mais antigo em atividade”, disse.

Durante a sessão, o vereador Marquinhos também usou a palavra e destacou a homenagem. “Quero parabenizar o Boi de Axixá pelos seus 60 anos de história e tradição. Nossa cultura é rica e com toda certeza o Boi de Axixá é um dos grupos que se destacam no Maranhão e no Brasil”, afirmou.

Já o vereador Joãozinho Freitas falou do legado deixado por Francisco Naiva.

“O fundador do Boi de Axixá, saudoso Francisco Naiva, deixou o seu legado e semente plantada. Hoje o grupo é muito bem dirigido pela querida Leila Naiva que com o seu tamborim vem abrilhantando o nosso São João”, disse.

O vereador Marcial Lima, que também é ligado a cultura falou da honraria.

“O Boi de Axixá mais uma vez está de parabéns. São 60 anos de tradição. Em todos os eventos juninos que faço, o batalhão de orquestra é presença confirmada”, disse.

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *