0

Assembleia vai discutir produção de gás natural no Maranhão…

Sob a coordenação do deputado Fábio Macedo, parlamentares querem entender porque algumas cidades do entorno da área de extração não recebem royalties; e porque a energia produzida é toda levada para outros estados

 

OS DEPUTADOS DURANTE A VISITA À ENEVA, onde é produzido o gás natural que é todo levado embora do Maranhão

A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira, 22, audiência pública para discutir a produção do gás e os benefícios que a empresa exploradora no estado, a Eneva, deixa no estado.

Na semana passada, sob a liderança do deputado Fábio Macedo (PDT), parlamentares estiveram na sede da empresa e constataram que o Complexo Parnaíba, responsável por 11% da geração térmica no Brasil leva toda a produção de energia derivada do gás para outros estados.

– Quando esse gás é transformado, essa energia é vendida para fora do Estado – frisou Macedo, em discurso na Assembleia Legislativa.

O parlamentar quer também discutir porque cidades que compõem o entorno do Complexo Parnaíba não recebem royalties.

A extração de gás natural no Maranhão ocorre nos municípios de Lima Campos, Capinzal do Norte, Pedreiras, Trizidela do Vale e Santo Antônio dos Lopes.

Outras, como Dom Pedro, apesar de estar na área das bacias, não são beneficiadas.

– Por isso, vamos aprofundar a discussão, para questionar o porquê de cidades localizadas no entorno da Eneva não usufruírem do benefício dos royalties, como é o caso de Dom Pedro. Vamos ampliar os debates, realizando audiências em outras Câmaras Municipais, onde o produto é explorado – enfatizou Fábio Macedo.

A audiência na Assembleia está marcada para as 14 horas…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *