0

Roberto Rocha conduzirá o Grupo Parlamentar Brasil-China…

Senador quer buscar novos negócios e oportunidades nesta relação bilateral para que o Maranhão seja beneficiado

 

Senadores instalaram nesta terça-feira (21), o Grupo Parlamentar Brasil-China. Composto por 37 parlamentares, o objetivo é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os legislativos dos dois países. Na primeira reunião, o líder do PSDB, senador Roberto Rocha (MA) foi eleito presidente. Ele destacou a parceria comercial e estratégica entre as nações.

“Temos grande interesse em conhecer melhor os conhecimentos chineses na área de energia renovável e fortalecer o nosso comércio de produtos agrícolas e minerais”, disse.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. No ano o passado, o Brasil exportou US$ 64,2 bilhões em produtos como a soja, o petróleo e o minério de ferro.

“Em boa hora estamos buscando com esse gigante asiático estreitar ainda mais os laços de confiança e de parceria estratégicas, especialmente para o Nordeste e o Maranhão”, afirmou Roberto Rocha.

Representando a embaixada da China, a conselheira para assuntos parlamentares, Qiao Yanfeg, frisou que Brasil e China possuem grande amizade.

“Esse intercâmbio parlamentar é muito importante nas relações entre os dois países, especialmente, na melhoria dos negócios que fortalecem os laços entre nossos povos”, frisou.

O Grupo Parlamentar Brasil-China foi criado em 2004 e a cada legislatura precisa ser reativado. Nesta, além do senador Roberto Rocha na presidência, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito o vice-presidente, seguido pelo senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) como segundo vice-presidente.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *