0

Nível do rio Tocantins em Imperatriz começa a baixar gradativamente

O monitoramento da Superintendência municipal de Proteção e Defesa Civil, desta quinta-feira, 23, registrou uma leve baixa no nível das águas do rio Tocantins de 0.05 centímetros acima do marco zero. Com vazão de 1.365,04 metros cúbicos por segundo, a previsão é que a situação se estabilize e o rio continue a baixar gradativamente.

“A baixa já é esperada nesta época do ano, e a tendência é que o nível das águas continue baixando ainda mais nos próximos meses, sobretudo com o cessar das chuvas. Porém, vale ressaltar que o período de veraneio ainda não começou, e os riscos de acidentes e afogamentos são grandes, vez que, as praias que surgem às margens do rio, não foram liberadas pelos órgão competentes,”, afirma o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão.

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, às previsões de vazão do rio Tocantins para as próximas horas são de: 2.097,48 m³/s para 24h; 2.102,57 m³/s para 48h; e 2.018,88 m³/s para 72h. 

Defesa Civil acompanha a elevação das águas do rio Tocantins diariamente, duas vezes ao dia, mediante informações do boletim de vazões da Usina Hidrelétrica de Estreito com até três dias de antecedência. Dados também são coletados pela régua telemétrica instalado no residencial Mirante do Rio, às margens do rio Tocantins.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *