4

Legislativo obediente…

Submissos em absoluto ao governo Flávio Dino, deputados estaduais votam contra seus próprios projetos; e ainda manobram para impedir o exercício da oposição no Parlamento

É cada vez mais constante a falta de interesse da maioria dos parlamentares pelos temas debatidos no plenário da Assembleia Legislativa. E o absoluto controle do Executivo sobre sua base diminui cada vez mais o exercício do mandato parlamentar no Maranhão.

Na atual legislatura, 39 deputados integram a base governista.

É comum ver esses aliados mantendo, sem qualquer questionamento, os vetos do chefe do Executivo aos projetos que eles mesmos aprovaram por unanimidade. Ou seja, os deputados estaduais estão abrindo mão, sem qualquer resistência, do seu direito de elaborar e aprovar leis.

Por outro lado, a maioria governista também segue fielmente a determinação governamental de não permitir que pelo menos a oposição exerça a sua prerrogativa de fiscalizar os atos do Executivo. Barram todos os pedidos de informação ou de convocação de secretários estaduais para que prestem esclarecimentos ao Legislativo.

E nem mesmo é dado aos parlamentares, mesmo os governistas, o direito de destinar recursos a municípios e áreas demandadas pela população.

Em resumo, a Assembleia Legislativa vai na contramão de todos os demais parlamentos, inclusive do Congresso Nacional, que faz valer todas as suas prerrogativas.

É o Poder que a tudo se submete e se diminui…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Talvez se os parlamentares tivessem a coragem de aprovar a emenda impositiva, certamente fortaleceria o legislativo e os deixariam mais independentes.

  2. Nunca vi um legislativo que não fosse obediente! Aliás, SUBSERVIENTE.

  3. Caro D’Eça, lembro-me de um caso emblemático na legislatura passada, em que um PL de iniciativa do Poder Executivo foi aprovada por ampla maioria na Assembléia Legislativa, e pouco tempo depois depois o mesmo projeto não foi sancionado pelo Governador porque o mesmo viu inconstitucionalidade. Um fato que comprova que a maioria dos deputados sequer discute, ou mesmo ler o que vota. Deprimente submissão.

  4. INFELIZMENTE OS DEPUTADOS EM SUA GRANDE MAIORIA NÃO TEM COMPROMISSO COM O POVO E SIM COM O GOVERNADOR SEJA ELE QUAL FOR SÃO SUBALTERNOS EMPREGADOS DO GOVERNADOR QUANDO FORAM ELEITOS PARA TRABALHAR EM BENEFICIO DO POVO E NÃO EM BENEFICIO PRÓPRIO ELES SO TEM OLHOS PARA SEUS UMBIGOS. INFELIZMENTE A CORRUPÇÃO CHEGOU EM UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO COMO SE JÁ NÃO BASTASSE NOS TRES PODERES. INFELIZMENTE O POVO INSISTE NO ERRO EU SEMPRE DIGO ERRAR E HUMANO INSISTIR NO ERRO NÃO. EO POVO A O POVO PARA ELES E APENAS UM DETALHE. ACORDA MEU POVO CHEGA DE SE ENGANAR E SER ENGANADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *