0

Imperatriz: Mobilização contra a violência leva idosos à Praça de Fátima…

A programação da II Semana Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, que teve início no último dia 10, teve nesta sexta-feira, 14, sua culminância com aproximadamente 300 idosos que estiveram na mobilização realizada pela manhã, na praça de Fátima.

Representantes de todos os programas da Sedes, se fizeram presentes, assim como as vereadoras Maura Barroso (Pros) e Fátima Avelino (MDB). 

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, a Semana foi instituída por Lei sancionada no ano passado, na Câmara Municipal, visando combater a violência aos idoso e garantir a eles um envelhecimento pacífico, livre de quaisquer tipos de agressão.

“Este evento é de extrema importância, e como eu disse na abertura segunda-feira, tenho repetido: esta luta não deve limitar-se apenas a uma data específica ou semana, mas deve permanecer todos os dias do ano, afim de garantir os direitos e a efetiva proteção dos nossos idosos, para que eles tenham uma velhice digna, em paz e sem violência!”, enfatizou a secretária da Sedes, Janaína Ramos.

Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz destacou:

“Para este ato, nós mobilizamos os idosos e toda a população de Imperatriz, para alertar e combater a violência contra a pessoa idosa. Somente no primeiro semestre deste ano, aqui na cidade, já foram registrados 91 casos de violência ao idoso, mas, esse número pode ser ainda maior e chegar ao triplo, levando em consideração os casos que não são denunciados. E nós não podemos nos calar, temos que lutar!”.

Na praça de Fátima, o ato contou com: pronunciamento de autoridades; apresentação do coral da Casa do Idoso Feliz; dança de quadrilha do Arraiá da Mió Idade, também da Casa do Idoso Feliz; apresentação do grupo de danças das meninas do SCFV do CRAS Cafeteira; apresentação da fanfarra do Corpo de Bombeiros Mirim; aferição de pressão com acadêmicos da Ufma e distribuição de preservativos e lubrificantes feita pelo Programa IST/AIDS do Município.

O evento encerra amanhã, 15, com missas e cultos de ação de graças em igrejas católicas e evangélicas da cidade.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *