0

Eudes Sampaio prestigia o tradicional Lava Bois em São José de Ribamar

Evento que encerra as festas juninas no Maranhão teve a participação de grupos folclóricos de todo estado, em três dias de um São João fora de época

Ribamarenses e turistas lotaram a Avenida Gonçalves Dias e o Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen para se despedir das festas juninas em São José de Ribamar. O tradicional Lava Bois, em sua 66ª edição, reuniu milhares de brincantes e simpatizantes durante este fim de semana.

O prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, cumpriu extensa agenda para participar dos dois dias do Lava Bois, além dos arraiais fora de época e na tarde deste domingo caiu na avenida para prestigiar a apresentação do Boi de Ribamar, que arrastou uma multidão até o Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen.

Padrinho do Boi nesta temporada, o prefeito falou da emoção e gratidão de viver este momento:

“É muito gratificante estar aqui, no meio do nosso povo, sentindo a nossa cultura aflorar e perceber o tamanho da dedicação da nossa gente para manter viva essa tradição. Nosso compromisso é com toda São José de Ribamar e vamos continuar trabalhando para fortalecer nossa culturas e suas diversas manifestações”, disse.

A festa

Matracas, pandeirões e tambores ditaram o ritmo da festa. Às 19h do sábado (06) a festança foi aberta com o Tambor de Crioula Afro Aruanda, seguido da Dança Portuguesa Juventude de Portugal, Companhia de Dança Swing Louco, Quadrilha Juventude do Sertão e o Boi Tamarineiro, além da agitação no palco do Parque Municial, que ficou por conta da Banda Energia.

Quem levantou cedo, no domingo, acompanhou a chegada dos primeiros batalhões da Grande Ilha de São Luís. Maracanã, Maioba, Pindoba, Mata, Sítio do Apicum, Juçatuba e Panaquatira fizeram o arrastão na principal avenida da Sede da cidade. No palco, a animação foi garantida pelas bandas Samba de Boa e Dudu N’Gandaya.

Acompanhado de uma multidão, o Pai da Malhada (Boi de Ribamar) desfilou na avenida com suas toadas marcantes e conhecidas à tarde. Quando o cantador entoou “Negra Profecia”, principal toada cantada pelo saudoso João Chiador, o povo fez bonito e cantou junto. Foi de arrepiar, como prevê a canção.

A segurança na cidade foi reforçada para o período. Polícia e Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Bombeiros Civis e segurança privada trabalharam para manter a ordem e garantir a diversão segura de quem veio prestigiar a festa.

Além disso, para garantir a urgência e emergência do público, a Prefeitura disponibilizou equipes médicas e ambulâncias do Samu em pontos estratégicos do circuito.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *