0

Zé Inácio acena para unidade no PT maranhense…

Deputado estadual abre mão de disputar o PED-2019 e anunciou que a corrente CNB fará composição com o atual presidente, Augusto Lobato

 

ZÉ INÁCIO E MEMBROS DE SUA CORRENTE PETISTA, A CNB, COM AUGUSTO LOBATO em ato em busca da unidade do PT

Em artigo divulgado no início da semana, o deputado estadual Zé Inácio anunciou que estará abrindo mão da disputa no Processo de Eleição Direta (PED) no PT maranhense.

Ele vai formar composição com o atual presidente da legenda, Augusto Lobato.

– O posicionamento da CNB é, sem dúvidas, um movimento político histórico para o Partido dos Trabalhadores no Maranhão, haja vista que há mais de 20 anos o PT sempre priorizou as disputas internas e projetos pessoais em detrimento de um projeto político de unidade que fortaleça o Partido no Estado – afirmou o parlamentar.

No mesmo artigo, Inácio apelou para as outras lideranças partidárias – citando o deputado federal Zé Carlos e Francimar Melo – para que todos sigam no projeto de unidade.

– Somente assim chegaremos em 2020 fortalecidos, impulsionando candidaturas majoritárias nos principais colégios eleitorais do Maranhão, a exemplo de São Luís, onde considero fundamental o PT ter uma candidatura própria a fim de garantir um espaço político que represente de fato a importância – apontou Inácio.

O deputado apontou também para as eleições de 2022, quando, segundo ele, em unidade, o PT terá condições de compor chapa majoritária e ampliar suas bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

Abaixo, a íntegra do artigo de Zé Inácio:

Em defesa do PT: a unidade é o melhor caminho

O PT vive um momento histórico de luta e resistência em defesa do Brasil. Desde o impeachment fraudulento contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, golpistas tomaram de conta do País e causaram grandes prejuízos à nossa Democracia, prendendo de forma política o ex-presidente Lula e impedindo-o de ser candidato, fraudando o processo eleitoral de 2018 e alçando à Presidência da República um fascista que está destruindo os direitos do povo brasileiro. 

Nesse sentido, é fundamental para o PT exercer a unidade político-partidária para enfrentar os desafios e tarefas que a luta exige de nós, petistas, tendo em vista o compromisso histórico que temos com os ideais de justiça, igualdade e democracia para o Brasil, que conduziram a política dos nossos governos. 

Por isso, desde o PED/PT 2017 eu já sinalizava para uma grande composição de unidade do Partido no Maranhão, posicionamento que continuei reafirmando nos anos seguintes, sobretudo em 2019 no Encontro do PT realizado em fevereiro na Assembleia Legislativa, defendendo em todos os fóruns de debates que não houvesse a realização do PED neste ano. Porém, como foi definida a realização do processo, nossa principal tarefa é construir a unidade do Partido no Maranhão.

Destaco inclusive que, mesmo tendo obtido quase 40% dos votos no PED 2017 quando fui candidato a Presidente do PT/MA, abri mão de disputar neste PED/2019 em nome da unidade partidária, o que revela o compromisso da CNB com um projeto político coletivo que visa sobretudo o fortalecimento do PT.

Tendo em vista essa linha política, a CNB/MA decidiu de forma consensual fazer um grande gesto de unidade partidária ao anunciar oficialmente que comporá chapa com o atual Presidente do PT/MA, Augusto Lobato, num arco de aliança que envolve as forças CNB – Construindo um Novo Brasil, Movimento PT, Coletivo PT Para Todos – PTPT, AE – Articulação de Esquerda, DS – Democracia Socialista, Avante, RS – Resistência Socialista e MS – Militância Socialista, com o objetivo de trabalhar na prática a unidade do PT e efetivar ações que visem fortalecer o Partido. 

O posicionamento da CNB é, sem dúvidas, um movimento político histórico para o Partido dos Trabalhadores no Maranhão, haja vista que há mais de 20 anos o PT sempre priorizou as disputas internas e projetos pessoais em detrimento de um projeto político de unidade que fortaleça o Partido no Estado. 

Acreditamos que esse gesto refletirá também na unidade do PT nos municípios, contribuindo para o fortalecimento do Partido e no consequente aumento da nossa base política no Estado, possibilitando eleger mais vereadores(as), vice-prefeitos(as) e prefeitos(as) petistas. 

Portanto, em nome da unidade e do fortalecimento do PT no Maranhão, faço um apelo às demais lideranças petistas de outras forças, como o Deputado Zé Carlos e o Secretário de Organização do Partido, Francimar Melo, para que reconheçam a grandeza desse gesto político da CNB e somem conosco no sentido de construir essa ampla unidade em favor do PT.

Somente assim chegaremos em 2020 fortalecidos, impulsionando candidaturas majoritárias nos principais colégios eleitorais do Maranhão, a exemplo de São Luís, onde considero fundamental o PT ter uma candidatura própria a fim de garantir um espaço político que represente de fato a importância e o tamanho que o PT tem para a sociedade e suas lutas, além de servir como farol que vai influenciar nas eleições de outros municípios. 

Por isso, mais do que nunca, o PT precisa estar fortalecido para liderar as lutas e retomar as conquistas da classe trabalhadora, da juventude, das mulheres e todo o povo brasileiro, construindo a resistência contra o governo Bolsonaro, que tem feito uma política externa desastrosa, de entreguismo aos norte-americanos, o que nos leva a unificar a nossa luta em defesa da soberania nacional do nosso País. 

Além disso, a unidade do PT no Maranhão significa reposicionar o Partido para a disputa eleitoral de 2022, com a possibilidade de compor Chapa Majoritária e aumentar a bancada de Deputados(as) Estaduais e Federais no Maranhão.

Sendo assim, o melhor caminho para o PT no Maranhão é a UNIDADE!* Somente assim seremos fortalecidos para o enfrentamento da atual conjuntura, radicalizando a defesa da democracia, aliando-se a forças populares e progressistas, aos movimentos sociais, estando nas ruas, ao lado do povo, para combater os retrocessos, resistir contra esse governo fascista que se instalou no Brasil e libertar o Presidente Lula. 

Zé Inácio Rodrigues

Deputado estadual

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *