0

Conheça os CAPS e como eles funcionam em Imperatriz…

Os cuidados com a saúde mental tem sido uma das preocupações da gestão do prefeito Assis Ramos. O que muitas pessoas não sabem é das possibilidades de acesso gratuito ao tratamento, ofertado por meio do Centro de Atendimento Psicossocial, CAPS, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, Semus. O Centro possui uma equipe diversificada de especialistas para atender aos usuários da melhor forma possível.

O CAPS acolhe pacientes com transtornos mentais, estimula a integração social e familiar, como também, apoia os usuários que buscam autonomia. A coordenadora municipal da saúde mental em Imperatriz, Kátia Carvalho, enfatiza que o Centro de Atendimento conta com uma equipe multiprofissional, capacitada para acolher os pacientes e seus familiares.

Ainda, de acordo com a coordenadora, a média de atendimentos nos Centros tem sido de mais de 3000 pacientes por mês. O CAPS Infantojuvenil, por exemplo, acolhe 1122 pacientes mensalmente, enquanto o CAPS AD III Álcool e Drogas recebe 785, CAPS III Renascer 400 e o Ambulatório de Saúde Mental, 700.

O Complexo de Saúde no bairro Parque Anhanguera funciona 24h. (Foto: Patrícia Araújo)
Entre os serviços prestados, o CAPS ainda disponibiliza atendimento individual e em grupo, oficinas terapêuticas, pedagógicas e de alfabetização, atendimento familiar, grupos terapêuticos e visitas domiciliares.

A população ainda pode contar com uma equipe diversificada e especializada. Dentre os profissionais disponíveis, o Centro de Atendimento dispõe de psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico, farmacêutico, fonoaudiólogo, cuidador, pedagogo, médico psiquiátrico e clínico geral, enfermeiro, oficineiro, cozinheira e higienizador.

Como encontrar o CAPS

A população deve saber qual CAPS procurar para cada situação. O CAPS AD III Álcool e Drogas presta atendimento para as pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Funciona 24h, atende todas as faixas etárias, principalmente casos como transtornos causados pelo uso de álcool e outras drogas. Ele fica localizado na Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera.

Ainda no Complexo de Saúde no bairro Parque Anhanguera, o CAPS III Renascer, que também funciona 24h, atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Os pacientes podem contar com oito vagas para acolhimento noturno e observação, voltado para todas as faixas etárias.

Já o CAPS Infantojuvenil é uma unidade de saúde que presta atendimento para crianças e adolescentes, que possuem transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por conta do uso de substâncias psicoativas. Pode ser encontrado na Rua Itamar Guará, n. 2223, no bairro Três Poderes.

A estrutura disponibiliza também um Ambulatório de Saúde Mental, que possui uma equipe multiprofissional, responsável pelo tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. O atendimento ainda acontece com a reunião de consultas e grupo terapêuticos. O Ambulatório está localizado na Rua Amazonas, n. 520, no Centro de Imperatriz.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *