3

Marcial Lima pede revisão de circular que põe PMs em frente a bancos

Os constantes assaltos a bancos no Maranhão, precedidos de explosões e até contenção de gerentes e familiares pelos criminosos, e a orientação do Comando da Polícia Militar para que seus policiais deem atenção máxima à vigilância das agências bancárias, chamou a atenção do vereador Marcial Lima (PRTB).

Ao se pronunciar na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta terça-feira (6), ele criticou circular expedida pelo Comando de Policiamento do Interior, que orienta as unidades do interior a priorizarem a vigilância às instalações bancárias, em razão dos assaltos que têm atemorizado a população dos municípios e da capital.

Marcial disse que formalizará uma indicação a ser encaminhada ao governador Flávio Dino (PC do B) sugerindo que seja revista a orientação. Embora reconheça que a discussão do assunto seja da competência dos deputados estaduais, o vereador frisou que é preciso que a população e os políticos em geral, tomem uma posição a respeito.

“A Polícia Militar é paga para garantir a segurança da população. Ela não é paga para cuidar da segurança de bancos que sofrem a violência dos assaltos. O banqueiro, hoje, é quem mais ganha dinheiro neste país e, portanto, é quem tem de fazer a segurança de seus bancos, seus empregados e usuários”, reclamou Marcial.

O vereador ressaltou que estes assaltos praticados por homens fortemente armados, geralmente precedidos de explosões de caixas eletrônicos ou retenção de gerentes e familiares como reféns, têm levado pânico à população das cidades do interior. Outra consequência, é que os trabalhadores dos bancos ficam abalados emocionalmente.

“O Sindicato dos Bancários do Maranhão sabe da grande quantidade de seus filiados ou não, que vivem em tratamento psicológico porque não conseguem trabalhar, devido ao estado de pavor por conta da violência dos assaltos”, observou.

Marcial responsabilizou os banqueiros pela falta da devida segurança aos estabelecimentos, tanto de dia, como de noite.

“Hoje, aqui em São Luís, você passa pelos locais de caixas eletrônicos dos bancos e vê os espaços servindo de dormitórios às pessoas que moram nas ruas”, reclamou, citando agências nas margens das Avenidas Guajajaras e Ana Jansen.

Em face do quadro, o vereador sugeriu que o Comando Geral da PM reveja a circular, porque fazer segurança em frente a bancos é um risco.

“O policial tem de trabalhar em seu plantão, à noite ou de dia, circulando nas cidades. O que não pode é a patrulha se postar em frente aos bancos, indefinidamente, para fazer segurança do local, esperando acontecer uma tragédia”, concluiu.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Assalto a banco se combate com inteligência policial.
    Infelizmente o secretário Portela acabou com a polícia civil que tem como função investigar.
    No passado assaltante de banco tinha medo do Maranhão devido ao trabalho forte realizado pela polícia civil por intermédio da SEIC, hoje o tigre da SEIC virou gatinho de madame.

  2. Concordo com Marcial, se os bancos investissem um percentual dos lucros, que são exorbitantes, em segurança, diminuiria esses assaltos e explosões.

  3. vereado tudo isso e autorizado pelo secretario de segurança, olha essa ai de Flavio mentira com a caixa econômica e Flavio mentira, ontem tive o desprazer de ver uma senhora chorando na caixa econômica, motivo, ela ja tava no segundo mês, querendo negociar o empréstimo dela junto a caixa, ela e funcionaria publica a 29 anos, recorreu ao banco, poquem queria trazer a filha dela de macapa, e tava sem dinheiro, resolveu ir ao banco, quando chegou la mês passado, recebeu uma noticia que o governador Flavio dino ainda não tinha repassado o dinheiro pra caixa econômica, agora ela resolveu retorna de novo, o o mesmo gerente falou pra ela aguardar, que o estado curta repassa o dinheiro dos empréstimos por banco, passa de 20 dias sem repassar, meus caro amigos, se o dinheiro não e dele, porque ele manda logo por banco, sera que ate juro dos dinheiro dos empréstimos consignados dos funcionários públicos ele ta pegando,e não só tinha esses senhora la, tinha muitos dependendo dessa liberação do governo pra o banco E Flávio Dino consegue avaliar as coisas sem usar as lentes da sua ideologia e dos ataques pessoais, com sempre fez com a família Sarney? Que os políticos maranhenses, principalmente os de oposição, que foram atacados pela ideologia de Flávio Dino se manifestem e digam se realmente as coisas no Maranhão são tomadas sem as lentes da ideologia Flavista e muito menos por critérios pessoais. cria vergonha na cara flavio metira e devolve logo o dinheiro pra caixa econômica

    Com certeza Flávio Dino não falou aos maranhenses, mas sim para aqueles que desconhecem suas práticas ideológicas e de ataques pessoais!!!

    Os ataques constantes ao presidente Jair Bolsonaro pelo governador Flávio Dino não foram feitos por suas lentes ideológicas?

    E volto ao dito popular: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *