0

Imperatriz entre as sete cidades brasileiras em sustentabilidade…

Objetivo da pesquisa é apontar o desenvolvimento dos municípios no processo de coleta seletiva de lixo urbano

 

Com base em pesquisa do Compromisso Empresarial para Reciclagem-Cempre, o município de Imperatriz, com 258 mil habitantes, dados do IBGE, se configura entre os 7 principais municípios brasileiros que mais reciclam materiais, com 4,7%, acima da média nacional 3,7%. Os números se aproximam de grandes cidades como Florianópolis, SC, 6%, Palmas, TO, 6%, e Goiânia, GO, 5,7%.

Segundo dados da entidade, das 5.570 unidades administrativas municipais, apenas 1.227, cerca de 22% do total, operam com programas de Coleta Seletiva.

Para a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rosa Arruda, o estudo serve como termômetro para que os municípios acompanhem em nível nacional seus desempenhos, metas e diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Nosso prefeito Assis Ramos sabe que a melhoria na destinação de resíduos faz com que Imperatriz alcançasse índices importantes no processo de coleta seletiva, por isso tem nos dado todo apoio nesse sentido. No entanto, somos sabedores que ainda temos grandes desafios em relação à reciclagem. Por isso a Semmarh, por meio do Departamento de Educação Ambiental vem desenvolvendo um trabalho de conscientização em diversos pontos da cidade”.

Ela acrescentou ainda que “a reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico”.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *