0

“Apenas o processamento de mandioca” da Magnífica não ocorre no Maranhão, diz Ambev…

Em Nota encaminhada ao blog Marco Aurélio D’Eça, cervejaria informa que seu produto local “foi pensado e desenvolvido levando em conta o gosto do consumidor maranhense, com uma receita única para o Maranhão, onde é vendida de forma exclusiva”

 

MAGNIFICA E SUAS IRMÃS DE MANDIOCA DA AMBEV; insumo maranhense vai e volta de Pernambuco, num processo oneroso para produção da cerveja barata

Em nota encaminhada ao blog Marco Aurélio D’Eça, a cervejaria Ambev tenta contestar o post “A farsa da ‘cerveja maranhense’ da Ambev…”

No documento, a empresa garante que a Magnífica utiliza em seu processo de produção “mandioca produzida apenas em solo maranhense, plantada no interior do estado, via agricultura familiar, gerando trabalho e renda localmente”.

– A fabricação da cerveja também ocorre no Maranhão, na cervejaria Equatorial, que fica na região de São Luís – diz a nota.

A Ambev, no entanto, reconhece que o processamento industrial da mandioca “é realizado em outro local”, “pelo fato de ainda não haver uma fecularia no estado”.

Neste caso específico, a Ambev maranhense acaba por revelar um processo distinto da cultura dos próprios controladores da empresa – o grupo 3G Capital – que trabalha exatamente em processos radicais de cortes de custos.

Imagine os gastos com Extração de mandioca no Maranhão, transporte para a fecularia em Pernambuco e depois o transporte de volta para o Maranhão?!?

O que diria o lendário Jorge Paulo Lemman, conhecido pelo corte radical de custos de produção de suas empresas?!?

O blog Marco Aurélio D’Eça fez este questionamento à assessoria da cervejaria, mas não recebeu resposta até o fechamento deste post.

De qualquer forma, abaixo, a nota da Ambev sobre a Magnifica:

A Cervejaria Ambev esclarece que as receitas de suas cervejas regionais são diferentes. Inclusive, cada uma delas foi premiada de forma diferente nos testes cegos da maior premiação de cerveja do mundo, o World Beer Awards.

A Magnífica, especificamente, foi pensada e desenvolvida levando em conta o gosto do consumidor maranhense, com uma receita única para o Maranhão, onde é vendida de forma exclusiva.

m seu processo de produção, a Magnífica utiliza mandioca produzida apenas em solo maranhense, plantada no interior do estado, via agricultura familiar, gerando trabalho e renda localmente. A fabricação da cerveja também ocorre no Maranhão, na cervejaria Equatorial, que fica na região de São Luís.

Apenas o processamento industrial da mandioca, pelo fato de ainda não haver uma fecularia no estado, é realizado em outro local, como dito no lançamento.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *