1

II Festival Ribamar Literário começou deixando a cidade mais poética e cultural…

A Prefeitura de São José de Ribamar iniciou nesta quinta-feira (17) o II Festival Ribamar Literário, evento voltado para estudantes, escritores, poetas e todos os amantes da leitura e literatura. O festival ocorre simultaneamente com ações de valorização a leitura e a língua portuguesa em escolas municipais e atrações culturais em pontos importantes da cidade.

Com o apoio da Academia Maranhense de Letras (AML), são 80 escolas envolvidas na programação e mais de dois mil e quinhentos alunos participando das palestras, rodas de conversa, apresentações de dança, teatro e cinema entre outras diversas atividades culturais.

O prefeito Eudes Sampaio realizou a cerimônia de abertura do Festival Ribamar Literário acompanhado de autoridades como o presidente da AML, Benedito Buzar, o imortal da academia, Sebastião Duarte, do presidente da Academia Ribamarense de Artes e Letras (Arial), Luis Carlos e o presidente da União Brasileira de Escritores (Ube), Elias Azulay.

Após uma apresentação de dança contagiante de alunos da Escola Municipal Maria Amélia Bastos, que tem como foco o atendimento a crianças portadoras de necessidades especiais, o prefeito Eudes Sampaio salientou a importância da valorização da leitura e da literatura nas escolas, motivando os estudantes a mergulhar em histórias cheias de riqueza e dando a eles maiores possibilidades de crescerem criativamente.

“A realização do Festival Ribamar de Literatura faz parte de um trabalho profícuo que é realizado aqui, e que nos emociona, pois sabemos que tudo que é feito com amor a gente colhe os frutos. É importante a inclusão da leitura entre os estudantes, porque sabemos que quem não lê um livro tem dificuldades para escrever, falar e até sonhar”, ressaltou o prefeito Eudes Sampaio.

O II Festival Ribamar Literário acontece até esta sexta-feira (18) e deve levar centenas de pessoas até a cidade para conhecer de perto um pouco mais dos escritores ribamarenses, maranhenses e brasileiros. Na Praça Matriz estarão ainda os stands de livros de diversas editoras e serão realizadas atrações culturais até o encerramento do evento.

Homenagem

Durante a abertura do Festival, o prefeito Eudes Sampaio foi agraciado ainda com uma homenagem da União Brasileira de Escritores por meio da entrega de um certificado memorial pela participação no Encontro de Escritores e Leitores Maranhenses. Eudes Sampaio recebeu a titulação de homenagem das mãos do escritor Elias Azulay, que enfatizou a importância cultural e literária de São José de Ribamar.

“A realização de um festival como este é imensurável para esta cidade, que é um berço de grande escritores e poetas, e que tem recebido o apoio enérgico por parte da prefeitura e do prefeito Eudes Sampaio, que tem como sobrenome o trabalho”, acentuou Elias Azulay.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Carta marcada, já deram as perguntas com respostas para os alunos do Liceu, é incrível como todo ano o liceu ganha…As outras escolas são bucha de canhão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *