0

Os candidatos do PDT e o desempenho na pesquisa Escutec…

Com o comando da prefeitura há mais de 30 anos, partido do prefeito Edivaldo Júnior tem dois pré-candidatos na disputa de 2020 – Osmar Filho e Yglésio Moyses – com características diferentes e desempenho semelhantes

 

OSMAR FILHO E YGLÉSIO MOYSES COM WEVERTON ENTRE ELES; o senador já fez sua opção, o que pode deixar o PDT sem a cabeça de chapa em 2020

O prefeito Edivaldo Júnior tomou uma decisão política: menos envolvido com a questão eleitoral, ele foca na gestão, deixando que o seu partido, o PDT, cuide da viabilização dos nomes para sua sucessão.

E não será uma tarefa fácil, pelo que se viu na pesquisa Escutec/O Estado.

Preferido do senador Weverton Rocha para o posto de candidato, o vereador Osmar Filho apareceu em dois cenários; alcançou o índice máximo de 3,5%.

No cenário 1, Osmar divide a indicação pedetista com o deputado estadual Yglésio Moyses; e fica com 3,1% das intenções de voto, contra 1,8% do oponente partidário.

Um empate técnico, levando em consideração a margem de erro.

No cenário sem Yglésio, Osmar cresce residualmente, alcançando 3,5% das intenções de voto. Curiosamente, Yglésio só aparece em um cenário da pesquisa Escutec. E polariza com Osmar Filho a força do PDT.

A diferença entre os dois é que Yglésio é candidato em qualquer circunstãncia, estando ou não no PDT. Osmar, por sua vez, só terá condições de viabilizar pelo PDT; ou simplesmente estará fora da disputa.

A força atual do PDT em São Luís pode ser medida, principalmente, nos cenários seguintes da pesquisa Escutec. O levantamento criou três cenários sem nenhuma opção pedetista.

O resultado é uma diluição dos números entre todos o candidatos, o que morta influência residual do partido do atual prefeito.

A leitura que se faz dos números é que, ao contrário dos últimos 30 anos, se o PDT estiver ou não encabeçando uma chapa nas eleições de 2020, pouca diferença fará na decisão do eleitor.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *