1

Após denúncia, Cultura reunirá segmento para discutir Teatro Arthur Azevedo

Secretário Anderson Lindoso convocou diretores de escolas de arte, teatrólogos e produtores locais para ouvir relatos de abusos de poder do diretor Celso Brandão e buscar formas de incentivar as produções artísticas locais

 

O PALCO DO TEATRO ARTHUR AZEVEDO TEM SIDO NEGADO A PRODUÇÕES LOCAIS, VISTAS COMO AMADORAS pelo crivo pessoal do diretor Celso Brandão

O secretário estadual de Cultura, Anderson Lindoso, convocou diretores de escolas de teatro, produtores e teatrólogos locais para reunião semana que vem, quando será avaliada a Nota de Repúdio divulgada pela produtora InCena, relatando abuso de poder do diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão.

A Nota de Repúdio foi divulgada na quarta-feira, 23, e repercutida no blog Marco Aurélio D’Eça, na quinta-feira, 24, o que resultou na convocação da reunião. (Releia aqui)

Assinada pelo teatrólogo Josué Costa, a nota acusa Brandão de discriminar e agir com preconceito contra escolas de teatro locais, impedindo suas produções e fechando as portas do teatro para a arte maranhense.

A acusação de Costa encontra eco em outras produtoras locais, que sofrem preconceito quando buscam pautas para apresentações no TAA.

APESAR DA REPERCUSSÃO NACIONAL DO HIGH MUSICAL, PRODUTORES DO ESPETÁCULO ENFRENTAM, ASSIM COMO O INCENA, DIFICULDADES PARA CONSEGUIR PAUTA no Teatro Arthur Azevedo, dirigido por Celso Brandão

Além da própria direção do InCena, foram convocados diretores da Vertù Casa de Artes, Incanto Coletivo e Palco Produções, responsáveis por espetáculos de sucesso – como Mamma Mia, A Herança e High School Musical, respectivamente – e que encontram barreiras para temporadas na casa dirigida por Celso Brandão.

São geralmente espetáculos que reúnem grande número de atores, diretores, dançarinos, superproduções vistas como amadoras pelo diretor do teatro.

Também serão chamados diretores de escolas tradicionais que mantêm núcleos de arte e produtoras responsáveis por trazer a São Luís grandes espetáculo nacionais.

A reunião na Secretaria de Cultura deve ocorrer na próxima terça-feira, 29…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Uma grande atitude do secretário de cultura.Contudo devemos conservar o nosso patrimônio para grandes eventos e utilizar os bons teatros do Reviver e o do antigo cine roxy ,que são climatizados e bem localizados. Um exemplo usando o futebol, existe o Castelão e Nhozinho Santos,mas todos só querem se usar o Castelão com jogos pouco atrativos e não o outro. Pode! Que Deus ilumine e dê sabedoria para o secretário descascar esse abacaxi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *