1

Ministério Público investiga esquema de emendas na Câmara de São Luís…

Grupo de Combate ao Crime Organizado já recolheu documentos e marcou audiências; a suspeita recai sobre o pagamento e não aplicação de emendas parlamentares, que giram em torno de 1,1 milhão por vereador

 

AGENTES DO GAECO JÁ ESTIVERAM NA CÂMARA E AGORA SE PREPARAM PARA OUVIR TESTEMUNHAS, num caso envolvendo emendas parlamentares

O Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público iniciou investigação na Câmara Municipal para entender um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares na Casa.

Chamou a atenção  dos promotores o fato de nenhuma das emendas liberadas pela Prefeitura de São Luís a um grupo de vereadores nunca terem sido aplicadas efetivamente, apesar da confirmação da liberação dos recursos às entidades indicadas.

Tudo começou a partir da descoberta de um Título Federal fraudado por uma dessas entidades; a partir daí, o Gaeco iniciou investigação de dois beneficiários por emendas de R$ 500 mil do vereador Isaias Pereirinha (PSL).

Para se habilitar a receber recursos de emendas, as associações, fundações e institutos precisam ter títulos de Utilidade Pública convencidos pela própria Câmara, pelas Assembleia Legislativa e pela Câmara Federal.

No caso da Câmara de São Luís, descobriu-se que boa parte destes títulos são fraudados.

Cada vereador pode destinar até R$ 1,1 milhão em emendas; mas não há documentação que comprove a aplicação prática dessas emendas nos últimos oito anos.

A investigação já descobriu que até agiotas foram beneficiados com emendas via institutos manipulados pelos próprios vereadores.

As oitivas com os primeiros envolvidos já está marcada – ou até já ocorreu, segundo apurou o blog.

E a história deve ganhar corpo no próximos meses…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. BOM DIA A ELEIÇÃO ESTÁ CHEGANDO NÃO VAMOS INSISTIR NO ERRO ERRAR É HUMANO INSISTIR NO ERRO NÃO. SE TIVER QUE ERRAR QUE ERRE SEM SABER. ACORDA MEU POVO. UMA PENA QUE A MAIORIA NÃO SABE A FORÇA QUE TEM. TEMOS QUE COLOCAR PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS E NÃO PESSOAS ERRADAS NOS LUGARES CERTOS. ESPERO QUE NÃO ACABE EM PIZZA E QUEM FOR CULPADO QUE PAGUE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *