1

São Luís: de Cafeteira a Jackson Lago, de João Castelo a Roseana…

Os dois primeiros governadores foram, antes, prefeito da capital maranhense; Roseana pode ser a segunda a fazer o caminho inverso, feito antes por Castelo, se aceitar o convite do MDB e entrar na disputa de 2020

 

ROSEANA PODE FAZER O CAMINHO DE CASTELO SE ELEGER PREFEITA, após ser quatro vezes governadora do Maranhão

O MDB tem insistido em ter a ex-governadora Roseana Sarney como candidata a prefeita de São Luís em 2020.

Ela tem alguns empecilhos pela frente, como o fato de ter o sobrinho Adriano também como pré-candidato; mesmo assim, não tem desestimulado os companheiros de partido.

Roseana tem trunfos não apenas para ser uma candidata de peso na disputa – com recall de 25% a 30% de votos na capital – mas também uma prefeita que revolucione a história da cidade, onde tem um histórico de obras superior a todos os últimos seis prefeitos somados.

E se aceitar entrar na disputa, pode se juntar a um grupo restritíssimo, dos políticos que foram governador e prefeito de São Luís – ou prefeito de São Luís e governador – na história política do Maranhão.

Dois ex-prefeitos de São Luís conseguiram se eleger governador do Maranhão.

Epitácio Cafeteira comandou a cidade na década de 1960; e saiu da gestão para se transformar em uma lenda da política maranhense, até se eleger governador em 1986.

Jackson Lago, por sua vez, administrou São Luís por três mandatos (1988/1992, 1996/2000 e 2000/2002; e se elegeu governador em 2006.

EPITÁCIO CAFETEIRA E JACKSON LAGO FORAM PREFEITOS DE SÃO LUÍS antes de chegar ao Governo do Maranhão

João Castelo foi governador entre 1979 e 1982; depois disso, passou um período no Senado e tentou três vezes seguidas chegar à prefeitura, sendo derrotado em 1996, 2000 e 2004.

Ele não desistiu e elegeu-se em 2008.

A ex-governadora Roseana Sarney tem, portanto, condições de ser o quarto nome da lista de governadores-prefeitos.

Basta ter a coragem que tiveram Cafeteira, Jackson e Castelo…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Acho realmente que Roseana não tem chance de nem chegar no segundo turno, porém ela pode ajudar e muito o grupo de Flávio Dino (que acabou do a oligarquia dos Sarney no MA), pois muitos eleitores do Eduardo braide são ex apoiadores dos Sarney e que querem tira o Dino do poder … com entra de Roseana na disputa teremos certamente um segundo turno entre braide e alguém da base do governo… agora se o grupo Sarney se omite da disputa por são Luis, braide leva e prefeitura e enfraquece o grupo de Dino, passa a existir a possibilidade de Roseana ganha pra governo contra wewerton ou Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *