0

“Vamos guarnicê e comemorar”, diz Roseana sobre Bumba-Meu-Boi…

Ex-governadora, dedicada a fortalecer a cultura popular, diz que a escolha da expressão cultural maranhense como Patrimônio da Humanidade se deve ao trabalho de todo batalhão e aos que dedicam a vida a essa atividade

 

Genuinamente “boieira”, Roseana dedicou sua atividade política a fortalecer o Bumbe-Meu-Boi como expressão cultura, agora reconhecida pela Unesco

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) mostrou-se ontem “extremamente feliz e orgulhosa” com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade dada pela Unesco ao Bumba-Meu-Boi do Maranhão.

Em conversa exclusiva com o titular do blog Marco Aurélio D’Eça, por telefone, Roseana dedicou a vitória da expressão cultural maranhense aos que dedicam sua vida a esta atividade.

– Devemos esse título ao trabalho incansável de todo o batalhão, de amos, bordadeiras, músicos e compositores, cantadores, brincantes e aos que dedicam sua vida a essa atividade cultural – comemorou.

Desde o primeiro mandato de governadora, ainda em 1995, Roseana dedicou sua influência política a valorizar as expressões culturais do Maranhão, elevando o Bumba-Meu-Boi e o São João do Maranhão á condição de destaque nacional nas festas juninas.

– Dediquei grande parte do meu trabalho como política para fortalecer a cultura popular maranhense – disse.

Para a ex-governadora, é motivo de felicidade e orgulho ver uma das mais importantes manifestações da cultura popular ter o reconhecimento mundial da Unesco.

– Vamos guarnicê e comemorar – concluiu, usando uma das expressões típicas do Bumba-Meu-Boi…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *