0

A divergente performance de Evangelista no Data Ilha…

Instituto de pesquisa destoa da maioria dos outros ao apresentar – sempre, e não apenas agora – o candidato do DEM com índices bem abaixo dos registrados em levantamentos de Escutec e Econométrica, por exemplo

 

Neto Evangelista em campanha: forte engajamento popular que o Data Ilha não consegue achar em seus levantamentos

A situação do deputado Neto Evangelista (DEM) nas pesquisas do Instituto Data Ilha tem se transformado em um case para a análise eleitoral.

Pontuando sempre com índices entre 9% e 11% na maioria dos demais levantamentos – incluindo Escutec e Econométrica, por exemplo –  Evangelista nunca figurou acima de 5% nos números do Data Ilha.

E na última, divulgada quarta-feira, 5, aparece com apenas 3,8%, sem que tenha havido qualquer fato que justificasse uma queda tão substancial.

O blog Marco Aurélio D’Eça mostrou-se intrigado com os números do Data Ilha desde o ano passado; tanto que conversou com diretores de outros institutos sobre o assunto.

Embora tenham apontado questões de metodologia, esses pesquisadores também consideraram inusitado o percentual do candidato do DEM, sobretudo por nunca terem achado percentuais abaixo de 7%, dependendo do cenário.

O blog analisou os três últimos levantamentos realizados em São Luís, no período em que ainda não havia necessidade de registro da pesquisa na Justiça Eleitoral.

Apenas um bateu com os do Data Ilha sobre Neto Evangelista.

Em Agosto de 2019, o instituto Prever – Pesquisas e Consultoria, apresentou Evangelista com 3,5% das intenções de votos, bem próximo dos 3,8% achados agora pelo Data Ilha. 

Já em outubro, o Instituto Escutec mostrou seus primeiros números e trouxe o candidato do DEM com 8,8%, praticamente o mesmo índice encontrado pela Econométrica dois meses depois. (Relembre aqui)

O curioso é que a divergência de números só ocorre exatamente com Neto Evangelista; todos os demais candidatos mantêm índices similares em todos os institutos. 

Sem dúvidas um caso para ser estudado por analistas e especialistas…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *