1

Taxa de ocupação de UTI para coVID-19 supera 90% em São Luís

Último boletim da Secretaria de Saúde informa que apenas 18 dos 240 leitos para tratamento intensivo estão disponíveis nos hospitais da região metropolitana; índice é arriscado por causa da baixíssima taxa de isolamento social, de apenas 42%

 

Os leitos de UTI na Grande São Luís continuam com alta taxa de ocupação o que gera risco por causa da baixíssima taxa de isolamento social,

A Grande São Luís atingiu nesta segunda-feira, 8, o índice de 92,50% dos leitos de UTI ocupados para tratamento de pacientes da coVID-19. 

No mesmo dia, a capital registrou a menor taxa de isolamento social desde o início da quarentena, de apenas 42%. 

Segundo levantamento do blog Marco Aurélio D’Eça, o índice atual de ocupação de UTI é mais de quatro pontos percentuais maior que o registrado em 18 de maio, um dia depois do encerramento do lockdown decretado pela Justiça. (Veja aqui os boletins da SES)

Para especialistas, a coVID-19 não está controlada na região metropolitana; e o alto índice de ocupação de UTI, combinada com a baixíssima taxa de isolamento, aponta para risco iminente de recrudescimento da doença. 

Desde o bloqueio geral, o índice de ocupação de leitos de UTI na região metropolitana vem apresentando crescimento.

No dia 31 de maio atingiu o pico, com 96,25% de ocupação; no mesmo dia, o interior – à exceção de Imperatriz, que tem contagem própria – registrava 78,72% de ocupação.

Na quinta-feira, 4, depois do afrouxamento das regras da quarentena, o índice de ocupação de leitos de UTI chegou a 93,33% na Grande São Luís; neste mesmo dia, o interior registrava 75,18% de ocupação.

Do total de 240 leitos de UTI disponíveis na capital maranhense e nos municípios do seu entorno, apenas 18 estavam disponíveis nesta segunda-feira.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Meu caro Marcos, faça uma visita num desses hospitais públicos para vê a procissão de ambulâncias vindo dos rincões do Maranhão trazendo pacientes para a Capital.
    Não vamos resolver esse problema só obrigando as pessoas a se isolar sem que medidas sejam tomadas para atender as pessoas nos municípios onde residem.
    Você como formador de opinião deveria questionar o que foi feito pelo Governador e os prefeitos para socorrer as famílias quando seus entes são acometidos pelo Covid-19?
    Todos sabem da razão pela qual não têm leitos suficientes para socorrer aos que precisam de atendimento, não foram tomadas as medidas necessárias.
    Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *