6

Pesquisa aponta decadência da esquerda em São Luís…

Candidatos de centro-direita disputam as primeiras colocações pela Prefeitura de São Luís, enquanto partidos como PDT e seus parceiros – que estão há 31 anos no comando municipal – amargam baixos índices de intenção de votos; e precisarão da força da máquina para alavancar seus representantes

 

Edivaldo Júnior e Flávio Dino, atual líderes do consórcio de esquerda que controla São Luís há 30 anos, vão ter que conversar muito para evitar um segundo turno entre a direita em São Luís

Ensaio

Os partidos da chamada esquerda maranhense – já há 31 anos comandando a Prefeitura de São Luís – amargam baixos índices de intenção de votos, como revelou pesquisa o Instituto Prever, divulgada neste fim de semana.

Segundo o levantamento, os quatro primeiros colocados na disputa são todos de partidos de centro-direta; e todos ligados ao governo Jair Bolsonaro.

Eduardo Braide (Podemos) ocupa a primeira colocação, com 43,1% das intenções de votos; bem atrás está Duarte Júnior (Republicanos), com 8,8%, embolado com Wellington do Curso (PSDB), com 8,7%; e Adriano Sarney (PV), com 7,2%.

Só depois começam a aparecer os candidatos da esquerda.

Bira do Pindaré (PSB) surge com 5,9%, empatado com Neto Evangelista (DEM), que tem 5,3%. 

Apesar de ser filiado ao Democratas, Evangelista tem o apoio declarado do PDT, que está desde 1989 atuando na prefeitura.

Rubens Pereira Júnior (PCdoB), outro representante do consórcio de esquerda formado por prefeitura e Governo do Estado, só aparece na nona posição, com medíocres 1,2%.

Os representantes da chamada ultra-esquerda, formada por PSTU e PSOL, registraram menos de 1% das intenções de votos, mesmo patamar do PT.

 

Favoritos ao segundo turno, Eduardo Braide, Duarte Júnior e Wellington do Curso são de partidos de centro-direita; e todos ligados ao presidente Jair Bolsonaro

Há vários fatores que podem influenciar essa rejeição pela esquerda em São Luís.

O recall da eleição do presidente Jair Bolsonaro pode ser um deles; a chamada “fadiga de material” da longa gestão pedetista pode ser outra.

E pode ser também cansaço de viver sob a égide do consórcio Prefeitura de São Luís/Governo do Estado, liderado pelo prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

De qualquer forma, o resultado da pesquisa deve servir de alerta para os esquerdistas e anti-bolsonaristas de São Luís.

Caso contrário, terão que repetir 2016 e usar a máquina para fazer força aos seus candidatos.

Afinal, a Justiça Eleitoral acabou de dizer que nada aconteceu naquela eleição…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Cite ai o que deu errado no governo Bolsonaro? Mais citação com provas, e depois eu te digo o que esta dando certo no governo dele, e olha que é muita coisa! Mais vou esperar primeiro voce dizer o que deu errado ok?

    Resp.: Só vou citar uma para demonstrar o erro da população: as milícias.
    Pronto. Só isso basta!

    • Onde foi que voce viu isso, que Bolsonaro é componente de alguma milicia? Aponte qual o investigçao que comprovou isso? Que isso cara? Ta parecendo coisa Fack News, e isso agora da cadeia, pelo menos para os que apoiam Bolsonaro. Isso parece coisa de petista incomformado, e ja que parece muito fala de petista, milicia foi a que Lula montou para devastar o pais, roubando dinheiro dinheiro de obras de campo de futebol, mandando dinheiro para ditaduras em paises da america do sul e africa, dinheiro que fez muita falta durante a pandemia porque deveriam ter sido feitos e montados hospitais de 1ª linha, mais kd? Esse é um dinheiro que nunca mais retorna ao Brasil, roubado por quem? Pela milicia do PT. Ja o presidente Bolsonaro mandou muito dinheiro para os estado e municipios e os vagabundos fizeram? Estão roubando o dinheiro. É isso que voce chama de governo que dá certo? Agora esse negocio de milicia meu velho, isso é coisa de gente que não tem argumento? Voce não gostar de Bolsonaro é totalmente valido, eu respeito. Mais insinuar que o cara é envolvido com milicia? Ta brincadeira. Até acho que daqui ha algum tempo vc vai mudar de opinião, pq lembro que no começo do gestão de Edvaldo Holanda Junior, vc batia muito nele, e hoje vc vive elogiando o cara, e olha que esse é um exemplo de governo que nunca deu certo.

    • As milícias foram criadas no governo Bolsonaro? O que foi realmente provado da ligação do presidente com os milicianos? Tem algum processo envolvendo o mesmo com as milícias? A globo, uol, Estadão já conseguiram alguma prova inquestionável sobre o assunto, contra ele ou os seus filhos? Por favor, blogueiro, seja mais jornalista e menos passional. Se a desgraça da não consegue uma evidencia sequer, o que tu conseguira. Deixe o ódio de mão, vai matar tua pobre alma.

  2. acho q essa eleição será absolutamente atípica e as pessoas somente decidirão bem próximo especialmente nessa com tantos nomes “desconhecidos”. Mas, apesar de eu nao gostar do edvaldo acho que a relação dele – até meio subsmisso – e relação ao FD foi benéfico pra São Luís. Deus me livre voltar praquele período em que prefeito e governador se bicavam. E vai ser muito difícil – diante dessa crise – o futuro prefeito (seja ele quem for) bater de frente com o governador (seja ele quem for)….

  3. Braide vai ganhar com mérito dele mesmo, tornou-se uma liderança que se souber manter pode ter voos mais altos.

  4. Tu acha que tem aí algum efeito Bolsonaro?

    Resp.: Não diria efeito bolsonaro, mas um avanço de antipatia da ala mais conservadora da sociedade aos partidos de esquerda. Bolsonaro foi só uma tentativa desta ala. Que deu errado, diga-se de passagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *