0

Imperatriz: Prefeitura entrega nova Escola Tocantins em live pela internet

Sem melhoria estrutural completa há mais de 30 anos, a Escola Municipal Tocantins é novo cartão de visitas da Educação. Unidade foi inaugurada nesta quarta-feira, 08, com transmissão ao vivo pela internet. Com ordem de serviço assinada em 30 de janeiro, o investimento de R$764.672,00 é oriundo do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, Fundef.

“Iniciamos julho com muito trabalho e mais uma entrega histórica. Embora a pandemia tenha desacelerado muitas frentes de serviço durante o período mais rígido do isolamento social, conseguimos concluir dentro do prazo previsto. Em 2018, quando vim aqui fazer uma palestra de prevenção ao uso de drogas, eu me lembro muito nitidamente, que uma aluna, a Larissa, fez uma série de reclamações, e com toda razão. Porque as condições físicas estavam inapropriadas para se estudar e aprender com qualidade. Aquela cena me incomodou muito, porque uma gestão humana e comprometida com o bem-estar de seu povo, tem de ter sensibilidade para enxergar os desafios a superar. E tem mais um detalhe, todas as escolas que estamos refazendo são entregues com todo o mobiliário 100% novo e climatizadas”, enfatizou o prefeito Assis Ramos durante a transmissão.

A reforma e ampliação da unidade inclui a construção de banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório e áreas administrativas, climatização; cobertura em estrutura metálica; elevação do nível do piso para evitar alagamentos; instalação de esquadrias em vidro temperado; revestimentos cerâmicos até um metro de altura em todas as salas e áreas de vivência.

“Uma escola tão moderna como as da rede privada. Aqui também foi montado sistema de geração de energia com placas solares; instalações elétricas dimensionadas, inclusive subestação aérea; acervo novo para a biblioteca e laboratório de robótica”, detalhou José Antonio Pereira, secretário municipal de Educação.

Em agradecimento pelo empenho na revitalização total do prédio, Terezinha Sudré, gestora da Escola Tocantins falou da reação da comunidade ao ver o antes e depois da obra. “Todos se admiram quando passam aqui na porta da escola. Pais de alunos, ex-alunos e a comunidade toda. Tanto que colhemos alguns depoimentos da comunidade escolar para demonstrar nossa gratidão”, comemorou.

Durante a transmissão ao vivo, alunos e servidores fizeram uma surpresa ao prefeito Assis Ramos com mensagens gravadas nos ambientes da nova escola. Larissa Timbira, ex-aluna, que mostrou a situação do prédio ao prefeito durante visita no ano passado, disse que fez questão de retornar ao local não para cobrar, mas para reconhecer o trabalho realizado.

“Vi o vídeo do prefeito na segunda-feira mostrando a obra e citando meu nome, e vi que precisava agradecer pelas melhorias da escola, pois eu saí ano passado mas as minhas duas irmãs ainda estudam aqui e poderão desfrutar de tudo que não tive”.

Evelin Thais, também aluna do 9º ano, disse que é um sonho realizado: “estudávamos no calor e com goteiras durante a chuva, até o quadro só a metade prestava. No banheiro tinha que ir de duas para segurar a porta. Nós vamos nos esforçar para preservar a escola que ficou muito linda”.

Energia solar

A equipe da Secretaria Municipal de Educação aproveitou a cerimônia para fazer a ligação simbólica do sistema de energia fotovoltaica na rede municipal. Energia limpa vai gerar quase quatro milhões de reais em economia nas faturas de energia elétrica dos prédios de escolas municipais.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *