0

Sem rumo definido, PT já se espalha entre quatro candidatos…

Mesmo com a pressão pelo apoio ao candidato do Palácio dos Leões, Rubens Pereira Júnior, há correntes petistas já engajadas nas campanhas de Duarte Júnior, Bira do Pindaré e Carlos Madeira; e há ainda os que defendem candidatura própria

 

O PT reunido em São Luís: uma parte vai com Rubens, outra com Bira, uma terceira com Duarte e boa parte com Madeira, além dos que quererem candidato próprio

O candidato do PCdoB a prefeito de São Luís, Rubens Pereira Júnior, tem usado o pai, homônimo, para pressionar o Palácio dos Leões pelo apoio do PT.

E esta pressão tem sido repassada ao diretório nacional petista – o que já resultou em declarações de apoio de petistas alinhados ao próprio Palácio.

Mas, sem um rumo definido, o PT de São Luís já se espalhou entre outras três candidaturas.

Esta movimentação tem estímulo do próprio governador Flávio Dino (PCdoB), como mostrado no post “Flávio Dino tem Rubens de oficial, mas estimula Duarte e torce por Madeira…”

Há petistas fechados com a campanha do deputado federal Bira do Pindaré (PSB), outros somando com o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), e uma boa parte de históricos do partido já em atuação pelo ex-juiz Carlos Madeira (Solidariedade).

E há ainda uma parte que insiste na candidatura própria.

O blog Marco Aurélio D’Eça consultou lideranças petistas de várias tendências; e todas apontaram empecilhos na candidatura de Rubens Júnior para fechamento integral do PT ao projeto.

 

O PP está na campanha de Rubens Júnior desde antes da pandemia; e a possibilidade de ter o vice afasta ainda mais o PT

Três pontos pesam na insegurança do PT quanto à candidatura do afilhado de Flávio Dino:

1 – a fragilidade da candidatura, que não consegue deslanchar, mesmo tendo toda a estrutura partidária e financeira já liberada pelo governo Flávio Dino. (Relembre aqui e aqui);

2 – a falta de envolvimento do próprio PCdoB na campanha, uma vez que não se vê comunistas de peso trabalhando assiduamente pelo candidato;

3 – as especulações segundo as quais o vice já está garantido ao PP, que assegurou o maior tempo de propaganda em troca da composição de chapa.

Esta última questão afasta, inclusive, os membros do PT que sonham com esta vaga.

Mas esta é uma outra história….

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *