4

A postura medieval da Polícia Militar…

Investigação contra PMs femininas que se mostraram na plataforma Tik Tok, além de intolerante, expõe o sexismo ainda predominante nos meios militares, historicamente impregnados pelo machismo que se impõe a partir das Forças Armadas

 

Policiais femininas da Polícia Militar maranhense em festa do Dia Internacional da Mulher: empoderadas e livres, como deve ser: “lugar de mulher é onde ela quiser”

Editorial

Um aspecto do sexismo reinante em alguns meios sociais, culturais e profissionais maranhenses foi exposto, mais uma vez, esta semana, quando o comando da Polícia Militar resolveu investigar sete PMs do grupamento feminino que viralizaram na rede social Tik Tok.

As moças militares responderam a um desafio da rede, mostrando-se fardadas e, logo em seguida, de roupas civis, como mulheres que são antes de ser policiais militares.

Não ficou claro o motivo que levou a PMMA a abrir sindicância contra a sete mulheres, mas, independentemente de razão, salta aos olhos, sim, a intolerância e o sexismo que impera nos meios militares desde sempre.

Até porque PMs do sexo masculino também já apareceram em ação parecida no Tik Tok. E não se tem notícia de qualquer tipo de investigação contra eles.

Ao contrário do que viu os machistas superiores das militares, a ação delas humanizou a atividade policial, mostrando-as como cidadãs-iguais – até uma forma de tirar do cidadão comum o medo que tem dos homens fardados que estão nas ruas achando-se superiores.

O vídeo mostra as PMs femininas como mulher e cidadã, sem nenhum grau de afronta ou desmerecimento da atividade militar; pelo contrário, aproximam-se das cidadãs comuns 

Mas o machismo e o sexismo imperam não apenas na PMMA.

São características intrínsecas das forças armadas, por mais avanços que se possa reconhecer neste meio nos últimos 50 anos.

Um exemplo: a Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), instituição do Exército que forma oficiais combatentes há 228 anos, só agora, em 2018, recebeu a primeira turma, de apenas 34 cadetes femininas num total de 400 alunos. (Saiba mais aqui)

 

Mulheres cadetes do Exército em formatura da Academia Militar de Agulhas Negras: primeira turma feminina em 228 anos de AMAN

Na própria PM maranhense é reduzidíssimo o número de oficiais superiores.

E nunca uma mulher comandou a corporação em seus 184 anos.

Mas os oficiais masculinos – que dominam os órgãos de controle da polícia maranhense – preferem exortar as mulheres na exposição de sua beleza.

Como verdadeiros machos da Idade Média…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. PMs fazendo idiotices com a farda e armas. Nao se respeitam e muito menos a corporação. Punição para todos deixarem de serem otarios e procurar crescer. A PM não e malhação da globo.

  2. investigação no meu ponto de vista desnecessária, não vi nada que afete à instituição.

  3. Existe sexismo mesmo.
    O maior absurdo que vejo até hoje é o serviço militar obrigatório ser somente para homem.
    Deveria ser para a mulher também. As forças armadas não podem abrir mão da força de trabalho das mulheres.

    • Olha Cidadão Novo, não só existe até hoje em alguns homens militares do exército, da marinha, da aeronáutica, das PM’s e dos bombeiros militares pelo brasil afora o sexismo recheado de: truculência, arrogância, brutalidade que estão impregnadas em suas essências de caráter de violência e opressão que foram adestrados em suas formações nas academias militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *