13

Polarização Neto X Duarte achatará índices de demais candidatos…

Principal efeito da disputa acirrada entre os dois principais postulantes a um segundo turno com Eduardo Braide é levar a uma queda do próprio Braide, mas, principalmente, à perda de votos entre a turma que vem mais abaixo

 

Duarte e Neto já polarizam a disputa em primeiro turno, ameaçando Braide e se distanciando do pelotão de trás

Análise de conjuntura

As pesquisas de intenção de votos, o volume de campanha nas ruas e a percepção de especialistas têm apontado para uma polarização em São Luís entre os candidatos Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM).

Os dois disputam acirradamente o direito de ir para um segundo turno contra o favorito, Eduardo Braide (Podemos).

E pelo que se analisa das pesquisas divulgadas, somadas ao volume de campanha já demonstrado pelos dois, esse acirramento tende a transformá-los em protagonistas do primeiro turno.

O principal efeito disto, segundo analistas de pesquisas qualitativas, é um crescimento exponencial tanto de um quanto de outro.

Para estes analistas ouvidos pelo blog Marco Aurélio D’Eça, a tendência é que as estruturas de campanha montadas em torno de Duarte e de Neto levem ambos a um patamar na casa dos 20% de intenção de votos, disputando cabeça a cabeça o direito de ir para o segundo turno, contra Braide. 

Isso se dará ao longo da campanha por um efeito alcançado pela própria movimentação das máquinas dos dois candidatos: o achatamento na intenção de votos, tanto do favorito quanto dos demais candidatos.

A menos, claro, que surja um fato de última hora, o que não se desenha no horizonte; pelo menos por enquanto.

Líder em todas as pesquisas, Braide perderá densidade tanto para Duarte quanto para Neto.

Mas a linha de trás, dos demais candidatos, é que tende a minguar ao longo da propaganda eleitoral, com o eleitor se posicionando cada vez mais pelos três nomes da linha de frente.

O resultado é que muitos candidatos lançados à disputa tendem a sair dela menores do que entraram, pelo definhamento natural no processo de polarização.

Esta perspectiva é vista de cima, dificilmente percebida pelos que estão na labuta diária, emocionalmente envolvidos com as candidaturas.

Mas é assim que será…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Braide ganha provavelmente no primeiro turno por apoio espontâneo do povo. O resto é só zuada e apoio de blogueiros e jornalistas agradados por eles. Inclusive os percentuais do post de D’eça estão fora da realidade.

  2. Braide tem o voto consolidado, pode ter certeza. Os demais tem que ser espertos, assim como Edivaldo ta sendo, este já sabe quem é o próximo prefeito de São Luis e não quer atrelar a imagem dele a qualquer desses ai, que supostamente serão derrotados.

  3. Neto tem muitoo potencial para ser nosso novo prefeito! Esse Duarte não vai pra lugar lugar nenhum.

  4. Quem foram esses videntes bem pagos pra falarem asneiras????
    Esqueceram que mais de 60% dos eleitores, ainda estão indecisos???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *