Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Polarização Neto X Duarte achatará índices de demais candidatos…

Principal efeito da disputa acirrada entre os dois principais postulantes a um segundo turno com Eduardo Braide é levar a uma queda do próprio Braide, mas, principalmente, à perda de votos entre a turma que vem mais abaixo

 

Duarte e Neto já polarizam a disputa em primeiro turno, ameaçando Braide e se distanciando do pelotão de trás

Análise de conjuntura

As pesquisas de intenção de votos, o volume de campanha nas ruas e a percepção de especialistas têm apontado para uma polarização em São Luís entre os candidatos Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM).

Os dois disputam acirradamente o direito de ir para um segundo turno contra o favorito, Eduardo Braide (Podemos).

E pelo que se analisa das pesquisas divulgadas, somadas ao volume de campanha já demonstrado pelos dois, esse acirramento tende a transformá-los em protagonistas do primeiro turno.

O principal efeito disto, segundo analistas de pesquisas qualitativas, é um crescimento exponencial tanto de um quanto de outro.

Para estes analistas ouvidos pelo blog Marco Aurélio D’Eça, a tendência é que as estruturas de campanha montadas em torno de Duarte e de Neto levem ambos a um patamar na casa dos 20% de intenção de votos, disputando cabeça a cabeça o direito de ir para o segundo turno, contra Braide. 

Isso se dará ao longo da campanha por um efeito alcançado pela própria movimentação das máquinas dos dois candidatos: o achatamento na intenção de votos, tanto do favorito quanto dos demais candidatos.

A menos, claro, que surja um fato de última hora, o que não se desenha no horizonte; pelo menos por enquanto.

Líder em todas as pesquisas, Braide perderá densidade tanto para Duarte quanto para Neto.

Mas a linha de trás, dos demais candidatos, é que tende a minguar ao longo da propaganda eleitoral, com o eleitor se posicionando cada vez mais pelos três nomes da linha de frente.

O resultado é que muitos candidatos lançados à disputa tendem a sair dela menores do que entraram, pelo definhamento natural no processo de polarização.

Esta perspectiva é vista de cima, dificilmente percebida pelos que estão na labuta diária, emocionalmente envolvidos com as candidaturas.

Mas é assim que será…

Sair da versão mobile