0

Liceu Ribamarense continua como a melhor escola pública do MA

Acima da projeção esperada para 2019, o Liceu Ribamarense I continua sendo a melhor escola pública do Maranhão. O Liceu Ribamarense II, a segunda escola municipal em tempo integral, é a segunda melhor escola do município.

Desde sua criação, em 2008, o Liceu Ribamarense figura com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. O município de São José de Ribamar apresentou avanços nos resultados. Nas séries iniciais (1° ao 5° ano) a média foi de 5,6, já nas finais (6° ao 9° ano), o IDEB observado foi de 4,6. Em 2017, esses números eram, respectivamente, 5,3 e 4,4.

O levantamento de 2019 mostrou que o município está acima das médias do Estado, que foram de 3,9 nos anos iniciais e de 4,5 nos anos finais, demonstração dos fortes investimentos na educação municipal.

Ainda de acordo com o levantamento, nos anos iniciais, além do Liceu Ribamarense I, com média 8,2 e o Liceu Ribamarense II com 7,9, outras escolas municipais se destacaram, comparado a 2017: Residencial Olímpico (7,0), Miritiua (5,8), Tia Rosana (5,1), Nossa Senhora de Nazaré (6,4) e João Gonçalves (6,0).

A partir de 2017, a oferta de ensino em tempo integral foi ampliada ainda na gestão do ex-prefeito Luis Fernando, com a retomada da construção do Liceu Ribamarense III, obra que se encontrava paralisada pela administração anterior, mas que foi concluída e inaugurada pelo atual prefeito Eudes Sampaio. Foram adotadas outras medidas importantes, como a escolha de gestores escolares por meio de seletivos e não mais por indicação política, integração entre as políticas públicas educacionais, gestão pedagógica sistêmica, investimento na infraestrutura das unidades de ensino e valorização dos professores da rede municipal.

O resultado foi comemorado pelo prefeito Eudes Sampaio, que se disse honrado em poder contribuir com a educação dos ribamarenses e com o futuro da população.

“Nós sabemos o quanto é importante uma política educacional que preze pela qualidade do ensino, professores bem remunerados e escolas equipadas. Por esta razão é que pagamos acima do piso salarial dos professores, temos e rede de Liceus Ribamarenses, o terceiro entregue dia 14 de agosto, gestores escolhidos por meio de seletivo e fortes investimentos na infraestrutura das escolas. Nossa maior preocupação é com o presente e o futuro de nossa gente, por isso investimos alto em educação”, reafirmou o prefeito.

Recentemente o prefeito Eudes Sampaio inaugurou, além do Liceu Ribamarense III, a Escola Municipal Parque Jair, deu ordem de serviço para a construção da Escola Municipal de Educação Infantil Vila São Luís e garantiu mais uma unidade de educação infantil para o Parque Jair. Entregou no ano passado a Escola Municipal de Educação Infantil Matinha, a ampliação das escolas municipais Raimundo Rocha Leal Junior e Alto do Turu além de autorizar a reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Leda Chaves Tajra.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *