2

Horário eleitoral passa a ser trunfo para alterar números em São Luís…

Rigorosamente estabilizada em termos de preferência do eleitorado, a campanha pela prefeitura pode sofrer alterações a partir desta sexta-feira, quando os candidatos passam a ocupar a propaganda gratuita no rádio e na TV

 

A propaganda é, a partir de hoje, único fator capaz de alterar o cenário estável da disputa pela Prefeitura de São Luís

As quatro últimas pesquisas divulgadas ao longo dos últimos 12 dias – Ibope, Prever, Econométrica e Escutec – mostraram um cenário de rigorosa estabilização nos índices eleitorais dos candidatos a prefeito de São Luís.

O cenário atual tem o deputado federal Eduardo Braide com uma média de 43% das intenções de votos, próximo de vencer em primeiro turno, e os deputados estaduais Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM), tentando levar o pleito para uma segunda rodada, com índices médios de 14% e 10%, respectivamente.

Todos os institutos encontraram este mesmo cenário de estabilização, o que só deve ser alterado a partir desta sexta-feira, 9, com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Um bom programa eleitoral pode levar um candidato a subir nas intenções de votos ou levar um favorito ao buraco em questões de dias.

Exemplo disto foi a hoje senadora Eliziane Gama (Cidadania), que, em 2016, chegou ao horário eleitoral com cerca de 60% das intenções de votos e se perdeu em apenas dois programas equivocados – amargando o quarto lugar ao fim da campanha.

É pela importância do horário eleitoral que a propaganda gera expectativa nos observadores da cena política.

E nesse ponto, um grande tempo de TV nem sempre é fator positivo para um candidato; o exemplo de Braide em 2016 ainda está na memória: ele sequer participava da propaganda, mas chegou ao segundo turno.

É a partir de hoje, portanto, que a campanha pela prefeitura passa a estar mais presente na casa do eleitor de São Luís.

E isso tem poder suficiente para mudar cenários…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. A ilha rebelde já escolheu Braide nosso prefeito. Os candidatos do consórcio do mal estão cada vez mais distante de Braide. Não venda seu voto nem troque por migalhas São Luís merece muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *