3

Troca do número é risco para Eduardo Braide, diz pesquisa…

Candidato que disputou as eleições de 2016 pelo PMN, com numeração 33, agora concorre pelo Podemos, que tem o número 19 e passou a intensificar essa mudança, uma vez que metade do seu eleitor não sabe quais dígitos apertar na urna

 

É assim, com o 19 em destaque, que Braide passou a intensificar sua campanha nesta reta final do primeiro turno

Favorito para vencer as eleições em São Luís, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) apssou a intensificar a divulgação do seu número de campanha nesta reta final do primeiro turno.

– Eduardo Braide agora é 19 – diz a propaganda do candidato no rádio e na TV.

A tentativa de massificação do número tem uma explicação científica: a pesquisa Ibope mostrou que 49% dos eleitores do candidato do Podemos não sabe o seu número.

Braide disputou a eleição de 2016 pelo PMN, que tinha número 33; mudou em 2020 pára o Podemos, que usa o 19; ocorre que muita gente ainda o vê como 33.

Essa dificuldade do eleitor em saber o número do candidato foi crucial na derrota do então deputado José Raimundo Rodrigues (PTB) em sua tentativa de reeleição á Assembleia, em 2002.

Rodrigues havia disputado a prefeitura de São Luís em 2000 e massificou o número com o jargão “Zé Raimundo é o 14; 14 é o Zé Raimundo”.

Ele não se elegeu prefeito, mas o número ficou na cabeça do eleitor, que votou em massa para deputado. Resultado: ele nãos e reelegeu, mas a legenda do PTB teve recorde histórico de votação.

Como mostra a história, é, portanto, uma preocupação pertinente de Eduardo Braide de divulgar seu número.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Se a pessoa não sabe o número desse ano, vai lembrar o número de 4 anos atrás?
    rsrsrs
    Um pouco fora de rumo essa ideia aí.

  2. MATÉRIA MAIS BESTA ESSA…..
    TODOS SABEM O NUMERO DO BRIDE
    ATE O AGRICULTOR DA ZONA RURAL
    NÃO CONFUNDA AS PESSOAS POR FAVOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *