0

Novembro Azul: projeto que cria fundo para prevenção e financiamento do câncer é de autoria de Pedro Lucas

O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes é autor do Projeto de Lei 244/19, que tramita na Câmara dos Deputados e cria o Fundo Nacional de Combate ao Câncer e Portadores (FNCCAP). O projeto tem o objetivo de prover recursos permanentes para programas e projetos relacionados ao tratamento e prevenção ao câncer no país.

O deputado federal, Pedro Lucas Fernandes ressaltou a importância da criação de um fundo para melhorar o tratamento de pessoas com câncer.

“O poder público tem o dever de prestar assistência qualificada ao tratamento e prevenção ao câncer e o Fundo Nacional é uma resposta as demandas daqueles que lutam contra o câncer. Essa é uma luta de todos nós”, destacou.

A criação de um Fundo Nacional de Combate ao Câncer e Prevenção seria fundamental para disponibilizar recursos direcionados especificamente a dar assistência aqueles que tanto precisam. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Maranhão é um dos estados com maior incidência de casos por ano. Para o deputado, a falta da oferta de médicos especialistas e exames preventivos nos municípios é um agravante.

“Um grande problema é que muitos pacientes são do interior e não tem acesso à saúde preventiva. Só descobrem o câncer, em muitos casos, já em estado avançado”, disse o parlamentar.

O líder do PTB na câmara destacou que a criação de um fundo pode trazer investimentos para muitas cidades do interior. Segundo o INCA, é necessário um conjunto de ações para prevenir e descobrir a doença no início, a principal delas é investir em saúde preventiva. “Vamos lutar na Câmara para que esse projeto se torne realidade. O câncer é uma doença que requer um tratamento longo, precisamos oferecer mais condições às pessoas”, finalizou.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *