0

Ibope deve ser última pesquisa antes do primeiro turno…

Prevista para sexta-feira, no JMTV2, da TV Mirante, levantamento deve apontar os números finais da corrida eleitoral em São Luís, embora, pelas regras eleitorais, outras pesquisas ainda possam ser divulgadas pelo menos até sábado

 

A pesquisa do Ibope prevista para esta sexta-feira, 13, no programa Jornal do Maranhão-2ª Edição, da TV Mirante, deve ser a última antes do primeiro turno.

Na semana passada, o Ibope apontou queda acentuada de oito pontos percentuais do candidato Eduardo Braide (podemos), alvo de forte bombardeio dos adversários.

Rezam as lendas eleitorais no Maranhão que o Ibope tende sempre a apresentar números absolutamente reais na sua última pesquisa, para evitar que seja desmoralizado pela realidade das urna.

Diante deste conceito histórico, os candidatos têm expectativa de que os números de sexta-feira, apresentem cenário mais próximo do que ocorrerá no domingo, 15.

Já em andamento, o levantamento não medirá o impacto do debate da TV Difusora, marcado para as 21h da quinta-feira, 12.

Este evento poderia ser avaliado por outra pesquisa, a da Escutec, por exemplo, que sempre mede o impacto dos debates – embora não tenha confirmação para 2020.

E, pelas regras eleitorais, pode ser divulgada até sábado, 14…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *