1

Campanhas marcadas por mentiras em São Luís…

As eleições de 2020 entrarão para a história como o marco das mentiras de candidatos ultra-populares desmascaradas na reta final; mas não deixa de ser uma lição ao eleitor, que precisa estar atento sobre quem escolhe para representá-lo

A certidão do Ministério Público que põe Braide em maus lençóis: investigado que ganhou ação da própria justiça negando este fato

Editorial

Duas das principais campanhas eleitorais de 2020 em São Luís vão entrar para a história por uma característica nada lisonjeira: a da mentira.

Pior: mentiras sustentadas ao longo da campanha e só desmascaradas na reta final, quando podem já não ter efeito no eleitorado, levando-o a eleger quem o engana.

Nesta sexta-feira, 13, duas das principais mentiras da campanha na capital caíram por terra, graças à Lei de Acesso à Informação, instrumento crucial para transparência na vida pública.

Primeiro, o Ministério Público Federal revelou, em Certidão obtida pelo jornal Folha e S. Paulo, que o deputado federal Eduardo é, sim, investigado em inquérito que tramita há anos.

Braide passou a campanha inteira negando essa informação; e chegou a ganhar decisões judiciais contra quem ousou publicar dados do inquérito, que corre em segredo de Justiça.

Nesta sexta, a mesma juíza que censurou a Folha a pedido de Braide, decidiu liberar a publicação da mesma certidão que comprova ser ele um investigado.

Depois foi a vez de o laboratório Central da Secretaria de Saúde desmascarar outro dos líderes das pesquisas, o candidato republicano Duarte Júnior.

A certidão que revela o exame de coVID-19 de Duarte Júnior; mesmo diante do documento, deputado insiste em negar e acusar adversários de mentirosos

Acusado de ter sido contaminado pela coVID-19 e, mesmo assim, continuar em campanha, espalhando o coronavírus nas comunidades, Duarte afirmou com todas as letras que o documento que comprovaria seu exame era falso, mentiroso.

O Lacen, no entanto, confirmou ao deputado Glalbert Cutrim (PDT) que ele fez, sim, exame de coVID-19.

Eduardo Braide e Duarte Júnior disputam vagas no segundo turno das eleições; e podem até mesmo ser eleitos prefeitos de São Luís.

Ao eleitor fica a lição de que, mesmo o sorriso mais lindo ou o afago mais meigo podem esconder mentiras perigosas.

Mas o mesmo eleitor tem todo o segundo turno para refletir sobre isso…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Amigos,se for realmente verdadeira a versão do Duarte,o LACEN ,que é uma instituição séria ,estará maculando o seu nome , a credibilidade , a seriedade e a confiança que a população deposita nesse laboratório há anos. Para nós,isso é um caso de policia federal e ministério público, esses fatos envolvendo uma empresa que trata com a saúde da população ,precisa ser muito bem esclarecido e penalizar o culpado ou os culpados. Seria de bom grado, se o Dr.Eduardo Nicolau e a Dra. Lítia Cavalcante,atualmente ambos empenhados no trabalho em prol da população ,tomasse rédea nesse acontecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *