3

Com vitória em São Luís, Braide realinha as cartas de 2022

Com postura política impecável no segundo turno, prefeito eleito sai das urnas como uma das mais importantes peças no tabuleiro da sucessão de Flávio Dino, com força para influenciar diretamente na eleição do próximo governador

 

Eduardo Braide comemora a vitória nas urnas: liderança de influencia estadual a partir da capital maranhense

A vitória de Eduardo Braide (Podemos) em São Luís começou a ser construída ainda na noite do domingo, 15, quando as urnas mostraram o segundo turno entre ele e Duarte Júnior (Republicanos) e o governador Flávio Dino (PCdoB) foi a público fazer declaração de voto.

No dia seguinte, o líder nas pesquisas conversou com diversas lideranças ligadas ao Palácio dos Leões que não pretendiam seguir a voz do governador.

A postura política impecável de Eduardo Braide – muito diferente  da que adotou em 2016 – agregou peças importantes do PDT, do PT, do PTB, do DEM, do MDB e até do PCdoB, criando um muro de proteção às investidas de Flávio Dino, o que resultou em sua eleição na noite de domingo, 29.

Eduardo Braide sai das urnas como um novo líder, pronto para influenciar diretamente as eleições de 2022.

Ao posar com Duarte Júnior em frente à prefeitura, Flávio Dino lembrou gesto de FHC em 1985; e perdeu a eleição justamente no momento em que entra na reta final dos eu ciclo de poder

Se antes houvesse quem achava que a vitória de Braide poderia capitalizar o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), hoje se sabe que a chegada de Duarte Júnior ao segundo turno, as investidas de Dino – e do próprio Brandão – jogaram o prefeito eleito no colo da oposição e do grupo ainda governista que hoje gravita em torno do senador Weverton Rocha (PDT).

Alinham-se hoje em torno do prefeito eleito todos os remanescentes do antigo Grupo Sarney, da ala mais ligada ao ex-governador José Reinaldo Tavares e um grupo independente, que tem no senador Roberto Rocha (PSDB) sua figura mais proeminente.

E até o atual prefeito Edivaldo Júnior (PDT) contribuiu para este processo de agregação, ao manter a neutralidade que Flávio Dino e seu grupo jamais esperavam.

Todo este conjunto de coisas tem um peso e tanto no processo eleitoral que se avizinha.

Sobretudo quando se sabe que a alvorada da gestão de Braide coincide com o ocaso da gestão de Flávio Dino, cujo por-do-sol começou a se dar agora em 2020.

É às voltas com todos estes elementos que o novo prefeito sai das urnas em São Luís.

Pronto para influenciar o Maranhão…

 

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Discordo meu caro Marcos Aurélio,o Prefeito Edivaldo está fazendo de São Luís um grande canteiro de obras,é só vc acompanhar pelo Fecebook.Obras de fachada em nada adianta,mercados,ruas,praças,centro histórico etc.,teem sido grandes obras no geral em benefício da população.Sejamos justos.P.S.Só conheço o Prefeito pela mídia.Ah!um dos raros Prefeitos que trabalham com afinco no fim do segundo mandato,sem pretensões imediatas eleitorais.

    Resp.; Edivaldo Júnior tem um gigantesco desafio: manter-se em evidência política, mesmo sem mandato e enfrentando a hostilidade do PCdoB após sua postura de neutralidade nas eleições de 2020. Apenas seu legado – por maior que seja – não dará a ele as condições necessárias para figurar no jogo político. Ele precisa de um grupo forte, que proteja sua história em São Luís e ajude a projetar seu futuro no Maranhão. A menos que queira encerrar sua carreira política.

  2. A partir de janeiro,de janeiro logo,tu vai ver o que é um prefeito de verdade. Diferente do teu Edivaldo que em 8 anos não tem uma grande obra de referência,pra dizer assim essa foi eu que fiz.

    • Meu nobre Iran,um Prefeito que ficou 8 anos é tendo o Governo do Estado como parceiro e no último ano de gestão aparece com praças e asfalto. Isso pra Você e um ótimo Prefeito? A respeito do centro aquela obra e única e de exclusiva realização do IPHAN. Meu nobre se Você for bem aqui em Fortaleza Você ver obras de grande porte que beneficiam a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *