0

Brandão ganhou ou perdeu com o PSDB?!?

Vice-governador declarou no fim de semana que voltou para dar musculatura ao ninho tucano maranhense, mas o saldo imediato para ele é de perdas, de partidos e de lideranças; e ainda terá mais consequências a longo prazo

 

Seis por meia-dúzia: em termos estruturais, o PSDB maranhense tem tamanho equivalente ao PRB, mas menos prefeitos e lideranças

Repercutindo até hoje no Maranhão, a entrada surpresa do vice-governador Carlos Brandão no PSDB foi visto num primeiro momento como uma jogada de mestre.

Não foi.

De imediato, Brandão perdeu bem mais que ganhou.

Logo de cara ele afastou de sua base o PRB, que é controlado pelo deputado federal Cleber Verde, decano da bancada e dono de um cabedal acima de 100 mil votos.

Também perdeu os 25 prefeitos eleitos pelo PRB, contra apenas quatro do PSDB em, todo o estado; sem falar no tempo de TV, que são equivalentes.

O efeito imediato da ida de Brandão para o ninho tucano foi a perda do PRB, que agora, com a entrada de Cutrim, está com Weverton; haverá outras perdas

E todo este legado do PRB agora esta na base do senador Weverton Rocha (PDT), que já reúne tendência de apoio de diversas outras legendas, do DEM ao MDB; do PTB ao PSL.

A entrada de Brandão no PSDB mão representa perdas apenas imediatas para o vice-governador; ele sofrerá outras defecções ao longo de 2021, sobretudo de lideranças e partidos que poderiam estar com ele caso não houvesse a mudança de partido.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *