0

Prefeitura de São Luís promove ações de saúde pelo Dia do Motorista

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está promovendo uma série de ações em comemoração ao Dia do Motorista. As atividades iniciaram nesta terça-feira (27), na garagem da empresa Primor, situada na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, e estão sendo realizadas em parceria com a além da participação conjunta da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Organizada pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, a ação tem também o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), de São Luís, e do Programa Vida no Trânsito. A programação estimulou a promoção da ginástica laboral – para orientar acerca da postura corporal durante o exercício da função que, normalmente, exige um longo tempo na condução do veículo.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a promoção de agendas que valorizem a qualidade no ambiente e no exercício da função de trabalho é uma das prioridades da gestão Eduardo Braide. “A qualidade no serviço público também é representada por ações preventivas como esta que a Saúde na gestão do prefeito Eduardo Braide tem desenvolvido, com o propósito de orientar os rodoviários sobre as condições de trabalho e para evitar o agravamento de questões voltadas à saúde e geram bem-estar na execução da atividade de trabalho”, disse.

Além da agenda funcional, também foi promovida apresentação teatral com a temática sobre os impactos da boa conduta no trânsito. Foram oferecidos, ainda, serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional, aplicação de testagem contra a Covid-19, de vacinas contra a influenza, dentre outros serviços.

Durante a ação, especialistas repassaram informações sobre como o motorista deve manter a saúde, como a presença em consultas médicas de forma regular, ingestão de alimentos saudáveis, valorização das horas de sono, dentre outras dicas.             

Lição

Motorista há mais de 20 anos, Carlos Sousa já teve alguns acidentes por conduta avaliada como ruim por ele mesmo em determinados momentos da profissão. Atualmente, ele serve como estimulador de outros colegas para a promoção de boas práticas. “Eu já fui muito errado no trânsito e agora sei qual a importância de seguir as regras de velocidade e outras. E o quanto é importante a gente estar bem com nosso corpo para poder estar bem para dirigir”, disse.

Além da agenda na empresa Primor, nesta quinta-feira, dia 29 e a partir das 8h às 17h ação semelhante será realizada na Empresa Maranhense, situada na Forquilha. 

Saiba mais

O Programa Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa nacional voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

Na capital, está na gestão pública por meio do Departamento das Doenças e Agravos não transmissíveis (DANTs).

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *