Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Roseana defende discussão no Congresso sobre sistema de governo

Ex-governadora e ex-senadora disse que é preciso decidir sobre presidencialismo ou parlamentarismo para que o Brasil possa consolidar sua democracia e avançar no desenvolvimento

 

Roseana voltou a falar no quadro Bastidores, da Mirante, mas, desta vez, minimizou sua participação numa eventual eleição majoritária

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) defendeu nesta terça-feira, 10, em entrevista ao quadro Bastidores, do programa  Boma Dia Mirante, a abertura de um debater sobre o sistema de governo no Brasil.

– O que se tem hoje é um misto de sistemas. E a discussão do sistema de governo é o mais importante. O Brasil precisa decidir se quer continuar o presidencialismo, mais forte, ou implantar o parlamentarismo – disse ela.

Segundo Roseana, essa é a principal discussão no país porque consolida a democracia e garante passos para o crescimento.

Quanto ao sistema de votação e de escolha dos representantes ao Congresso – cujas primeiras medidas começaram a ser votadas na Câmara – a ex-governadora mostrou-se mais simpática ao chamado Distritão Misto, em que parte dos representantes é escolhido pela votação direta e parte é escolhida proporcionalmente, em uma lista dos partidos.

– Pelo que já estudei, esta é a melhor forma de votação no mundo, A Alemanha, por exemplo, que tem uma das democracias mais seguras, utiliza este modelo. Além disso, é preciso ter partidos fortes – disse ela.  

O Congresso está debatendo o novo modelo de votação no país, que precisa ser aprovado até o fim de setembro para poder ser incluído nas eleições de 2022.

Sair da versão mobile