0

Glalbert Cutrim abre caminho para chegar ao comando da Assembleia

Vice-presidente da Casa, deputado passa a ser, automaticamente, o sucessor direto do presidente Othelino Neto em caso de vacância do cargo principal, após aprovação unânime de projeto de Resolução Legislativa

 

Othelino Neto e Glalbert Cutrim são personagens centrais na articulação para as eleições de 2022

A Assembleia Legislativa abriu caminho nesta quarta-feira, 11, para uma troca automática de comando na Casa, em caso de necessidade de vacância do titular.

Na prática, significa dizer, por exemplo, que o vice-presidente Glalbert Cutrim (PDT) assume automaticamente o posto de presidente se o atual presidente, Othelino Neto (PCdoB), decidir renunciar para assumir outros projetos.

Antes, era necessária uma eleição suplementar para preencher o cargo aberto.

A princípio despretensiosa, a mudança no Regimento Interno da Casa abre caminho para uma articulação que tem a ver diretamente com as eleições de 2022.

Tanto Othelino Neto quanto Glalbert Cutrim são aliados de primeira hora do senador Weverton Rocha (PDT).

Segundo na linha de sucessão do governador  Flávio Dino (PCdoB) Othelino Neto pode tanto ser alçado ao governo – caso o vice-governador Carlos Brandão aceite a indicação de uma vaga no Tribunal de Contas do Estado ou aceite disputar o Senado.

Mas o próprio Othelino também pode assumir vaga no TCE até meados de 2022.

Para isso, basta que o conselheiro Edimar Cutrim – pai de Glalbert Cutrim – antecipe sua aposentadoria compulsória, marcada para 2023.

E são assim, dentro do jogo político saudável e bem articulado, que vão se construindo os cenários de 2022.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *